Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Bahiagás e TAG firmam contratos de transporte de gás natural

Em mais um movimento pioneiro no mercado de gás natural, a Bahiagás acaba de firmar contratos de transporte de gás natural com a Transportadora Associada de Gás – TAG. Os compromissos assumidos pelas duas empresas são os primeiros a serem realizados entre uma distribuidora e uma transportadora de gás natural no país, e visam tornar mais flexível o suprimento do energético para a distribuidora, por parte do seu novo portfólio de supridores, gerando maior competitividade e modicidade tarifária.

Segundo o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, estes primeiros contratos firmados com a TAG representam um passo muito importante para o mercado de gás natural na Bahia e no Brasil, e revelam, mais uma vez, o protagonismo assumido pela Bahiagás neste processo de abertura, modernização e maturidade do setor.

“A possibilidade de gerir a capacidade de transporte na malha de dutos da TAG traz ainda mais eficácia para o usufruto do portfólio inovador montado pela Companhia para o atendimento ao mercado baiano, permitindo a otimização dos nove novos contratos de suprimento, firmados com os oito produtores que fornecem o energético para a Bahiagás”, destacou o diretor-presidente.

“O acordo firmado com a Bahiagás está alinhado à melhor utilização do modelo de contratação de transporte de gás natural por entrada e saída, garantindo a otimização do portfólio da distribuidora e maior liquidez para a contratação da molécula do gás em favor de seus clientes”, afirma Ovidio Quintana, Diretor Comercial & Regulatório da TAG.

Pionerismo – O movimento adotado pela Bahiagás vem na esteira de outros passos arrojados da Companhia, que, já há algum tempo vem buscando diversificar a sua cadeia de supridores e fomentar a entrada de novos players no mercado. O passo inicial foi dado no ano de 2006, quando a Bahiagás assinou o primeiro contrato de aquisição com um produtor independente (Consórcio ERG Morro do Barro). Outros contratos foram firmados em seguida: com a Imetame Energia (autoprodutor na Bacia do Recôncavo) e com a Alvopetro, empresa responsável pela implantação da primeira UPGN privada no país.

Estes movimentos pavimentaram o caminho para mais uma aposta inovadora da Companhia: o lançamento, em 2017, da primeira Chamada Pública para aquisição de gás natural no Brasil. Medida que se tornou referência para o mercado local e internacional. Em 2018, a Bahiagás esteve à frente da mobilização que resultou na primeira Chamada Pública Coordenada, realizada em conjunto com outras distribuidoras do Nordeste. Em 2020, a Bahiagás realizou sua 3ª Chamada. A Chamada mais recente, realizada em 2021, formou o atual portfólio de supridores da Companhia.

Gavazza chamou a atenção para a posição ocupada pela Bahia, que foi o primeiro estado a regulamentar o Serviço de Movimentação de Gás Canalizado (SMGC) e a sua forma de tarifação. “A Bahiagás saiu na frente e iniciou, imediatamente, o fornecimento para o seu primeiro ‘cliente livre’, a Proquigel Química S/A, para atendimento à Unigel Agro Bahia (antiga Fafen)”. A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras, situada no Polo Industrial de Camaçari, estava hibernada há cerca de dois anos e foi reativada após esforços de articulação do Governo do Estado.

O diretor-presidente também destacou os pilares que sustentam a posição de vanguarda da Companhia. “Temos baseado a nossa atuação neste campo com foco na diversificação dos nossos supridores, no apoio ao fortalecimento de novos players e no aumento da competitividade do preço de aquisição da molécula do gás natural”, concluiu Gavazza.

 

Fonte: Bahiahás / Comunicação

Related Posts