A abertura do mercado de gás natural, com a chegada da Nova Lei do Gás, fez a participação da Petrobras nas vendas para distribuidoras e consumidores livres recuar de 98,7% em 2021 para 84,2% no primeiro trimestre deste ano, segundo ANP.
Segundo Hélio Bisaggio, superintendente de Infraestrutura e Movimentação da ANP, isso foi possível com a entrada de novos agentes produtores no mercado.
Ele afirmou que a competição no mercado de gás natural está em evolução, mas que o processo “será lento”.
“Antes, a gente tinha uma indústria verticalizada. Todo gás que entrava na malha integrada era da Petrobras. Hoje, cerca de 25% da produção são de outros produtores”, disse Bisaggio.
O superintendente disse que a maior competição também já está se refletindo nos preços dos contratos que têm sido firmados com os novos agentes.
“Os preços dos produtores independentes, nas vendas para distribuidoras e consumidores livres, são cerca de 10% menores que o preço médio cobrado pela Petrobras, considerando todos os contratos dela. Novos e antigos”, disse Bisaggio.
Fonte: UOL / Reuters
Related Posts
O que esperar da revisão tarifária das transportadoras de gás natural em 2025
A revisão tarifária das transportadoras será um dos principais pontos da agenda do gás natural em 2025. E as empresas do setor e a ANP começam o ano discutindo as bases desse processo. No último dia 13,...
Produção de gás da Eneva aumenta 63,8% no 4T24
A produção da Eneva no quarto trimestre de 2024 foi de 0,59 bcm, sendo 0,53 bcm no Complexo Parnaíba e 0,06 bcm na Bacia do Amazonas, no campo de Azulão, direcionado ao suprimento da UTE Jaguatirica II. As...