Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Cerimônia de certificação da 14ª Turma da Unidade Projeto Pescar

A Sulgás e a Fundação Projeto Pescar realizaram na terça-feira (09), em Canoas, a cerimônia de certificação da 14ª Turma do Curso de Iniciação Profissional em Processos de Gás Natural. Este ano serão 14 jovens, entre 16 e 19 anos, que receberão seus certificados num evento que reunirá os representantes da Sulgás e da Fundação, do SENAI Nilo Betannin, professores e familiares.

Ao todo, o Pescar Sulgás já formou mais de 240 alunos no decorrer de 15 anos, abrindo espaço para que jovens moradores de áreas vulneráveis possam aprender uma profissão e serem protagonistas de suas trajetórias pessoais e profissionais. Para o educador social, Eduardo Pavin, o Projeto Pescar é viver a transformação de vidas. “Eu, enquanto educador social, chego ao fim da turma com um misto de emoções. Emocionado por conta da certificação que se aproxima e satisfeito em visualizar o crescimento e desenvolvimento dos jovens, com a certeza de que eles estão evoluindo para uma próxima etapa, preparados para enfrentar os desafios da vida e do mercado do trabalho”.

A jovem Vitória Militão destaca que a convivência com pessoas diferentes da escola e com pessoas que passaram seus conhecimentos e histórias de vida foi super importante para seu crescimento, tanto pessoal como intelectual. “Ficará para sempre em todos nós o aprendizado na Sulgás, no Senai e na Fundação Pescar. Agradeço a todos que nos ajudaram a permanecer fiéis nessa etapa de conhecimento e vida, e que o Projeto Pescar continue ajudando mais jovens a ingressar no mercado de trabalho”, enfatiza Vitória.

Um pouco da história

O Projeto Pescar foi idealizado pelo empresário Geraldo Linck, em 1976, tornando-se mais tarde uma rede de inclusão social através da educação: Rede Projeto Pescar. A partir de 1995, foi criada a Fundação Projeto Pescar, para fazer a sua gestão, uma organização não governamental e sem fins lucrativos, mantida por empresas e apoiada por instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.

A Sulgás ingressou na Rede Projeto Pescar em 2007, como mantenedora da Fundação. Em 2008, implantou uma unidade do Projeto em Canoas, onde é oferecido o Curso de Iniciação Profissional na Área de Gás Natural a jovens oriundos de famílias de baixa renda. O curso tem 800 horas-aula e seu programa inclui conteúdos técnicos e conteúdos voltados para formação pessoal e cidadania.

Além de voluntários internos, a Sulgás conta com a parceria de empresas e entidades que também contribuem para a formação dos alunos, através de cursos de informática, orientação profissional, atividades culturais entre outras. Os resultados desses esforços têm proporcionado aos jovens grandes vantagens no mercado de trabalho.

A partir de 2011, a Unidade inovou ao estabelecer parceria com o Senai Nilo Betannin, onde são oferecidas aulas práticas voltadas para adaptação e conversão de instalações prediais para uso do gás natural. Com a chegada da pandemia em 2020, o curso acabou sendo adaptado para aulas virtuais e depois num regime híbrido. Atualmente, é realizado 100% presencial.

 

Fonte: Sulgás / Comunicação

Related Posts