Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Redução no preço do diesel anunciada pela Petrobras é coerente, diz Abicom

A redução no preço do diesel nas refinarias anunciada pela Petrobras é coerente com a política de preços da companhia, na visão do presidente da Abicom, Sérgio Araújo. “Sem dúvida foram reduções próximas, mas o mercado deu uma estabilizada e a Petrobras ainda está deixando um espaço para uma recuperação do preço, então acho que é uma atitude bastante coerente com a política de preços”, diz Araújo.

Nos cálculos da Abicom, antes do reajuste, o preço do diesel vendido pela Petrobras estava R$ 0,60 acima do mercado internacional, em média, o que indicava potencial para um corte de 13%.

No caso da gasolina, que teve o último reajuste em julho, a associação calcula que os preços estão R$ 0,33 acima da paridade internacional, em média, com espaço para uma redução de 10%. A gasolina ainda não teve nenhuma alteração de preços este mês, mas teve duas quedas em julho. “A gasolina está com uma diferença de preço menor [em relação ao mercado internacional], acho que a Petrobras pode esperar um pouco mais, até porque esse combustível já teve duas reduções recentes”, afirma Araújo.

O presidente da Abicom reforçou a importância de a estatal manter preços próximos ao mercado internacional. “Esperamos que os reajustes acompanhem a variação do preço internacional e que esse tipo de comportamento também seja aplicado quando exista uma elevação da cotação. Isso não ocorreu nos últimos meses, quando chegamos a ficar mais de 60 dias sem reajustes e se observou uma defasagem elevada nos preços da Petrobras”, diz.

 

Fonte: Valor Online

Related Posts