A Naturgy abriu nesta segunda-feira (05) chamada pública para contratação de gás natural, para atender à demanda das distribuidoras CEG e CEG Rio, ambas controladas pela multinacional espanhola. Ao todo, a companhia pretende comprar até 7,2 milhões de m3/dia.
Os volumes visam a abastecer o mercado convencional do estado do Rio de Janeiro. As propostas dos fornecedores deverão ser encaminhadas até o dia 16 de setembro.
Para a CEG, cuja área de concessão se concentra na Região Metropolitana do Rio, a quantidade máxima a ser contratada será de até 4,7 milhões de m3/dia.
Já para a CEG Rio, que atua no interior do estado, a demanda é por até 2,5 milhões de m3/dia.
A Petrobras é, hoje, a única fornecedora da Naturgy, mas o contrato entre as partes é alvo de uma disputa judicial e a concessionária de gás busca alternativas de suprimento.
Desde o início do ano, nos novos contratos assinados com as distribuidoras estaduais, a Petrobras elevou de 12% para 16,75% a indexação do preço do gás ao preço do barril de petróleo do tipo Brent. Em alguns estados, como no Rio de Janeiro, o assunto foi judicializado e a mudança na precificação foi impedida por liminar. Uma conciliação entre Petrobras e Naturgy está em curso, hoje, na Justiça do Rio, mas ainda não destravou o impasse. Não há uma data marcada para o julgamento.
A Naturgy não é a única distribuidora de gás atrás de novos supridores. Bahiagás (BA), Sulgás (RS), SCGás (SC) e Compagas (PR), por exemplo, também estão com chamadas públicas abertas nesse sentido.
CEG e CEG Rio monitoram também oportunidades de aquisição de biometano, para diversificar a fonte de suprimento. A Naturgy aguarda, no entanto, a revisão regulatória, antes de comprar o combustível renovável.
Fonte: Epbr
Related Posts
Preço do gás natural no Brasil deve se manter pressionado em 2026, mesmo com acordo de paz, diz VP da Rystad
Os preços do gás natural no Brasil devem se manter pressionados no segundo semestre, mesmo com o avanço das negociações entre Estados Unidos e Irã em torno de um acordo de paz, avalia o vice-presidente do...
El Niño pode aumentar venda de gás da Argentina para o Brasil
As vendas de gás natural da Argentina ao Brasil poderiam aumentar durante a primavera do Hemisfério Sul devido ao fenômeno climático El Niño, afirmou à Reuters um representante da OLACDE (Organização...

