Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Cigás bate recorde de extensão de rede de gasoduto construída

A Cigás alcançou importante marca, no ano passado, com a construção de 60 quilômetros de rede de distribuição de gás natural (RDGN). Este resultado representou o melhor desempenho anual da Cigás em termos de extensão de infraestrutura de gasoduto construída.

Com este desempenho, a concessionária do serviço público de distribuição e comercialização de gás natural chegou a 239 quilômetros de RDGN. Para alcançar este resultado, a Cigás investiu R$ 46,4 milhões ao longo do ano passado.  Somando os recursos aplicados desde o início de sua operação comercial (em 2010) até dezembro de 2022, a Companhia já investiu R$ 768,3 milhões, em valores corrigidos pela taxa Selic, no mercado de gás natural do Amazonas.

A Cigás conta ainda com moderna técnica de construção de infraestrutura subterrânea de gasodutos, conhecida como método não destrutivo. O método consiste na abertura, a cada 150 metros aproximadamente, de pequenas “janelas” no piso asfáltico onde é feito um furo direcional com uma máquina do tipo perfuratriz, eliminando a necessidade de grandes escavações.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia, René Levy Aguiar, a Cigás vem atuando continuamente na melhoria de processos de planejamento e construção de obras, o que contribuiu para alcançar este marco. “Estamos investindo fortemente na expansão da rede de gasodutos com o intuito de atender os mais diversos segmentos, em consonância com o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado para expandir o mercado de gás natural”, afirmou René Levy.

A expansão da infraestrutura de gasodutos na zona norte de Manaus foi outro destaque. A ação favoreceu a interligação à rede de abastecimento do condomínio residencial Verona Premium, localizado no bairro Lago Azul. Com a iniciativa, o condomínio, que possui 4,6 mil moradores, tornou-se o maior consumidor de gás natural do segmento residencial da região norte do País. Foram feitas ainda obras na Max Teixeira, com expansão prevista para 2023.

Segmentos beneficiados

Atualmente, a Companhia conta com mais de 12,6 mil unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.  O gás natural fornecido pela Cigás para o segmento termelétrico é usado para gerar em torno de 60% da energia elétrica consumida na capital amazonense e, ainda, grande parcela do consumo de energia elétrica para os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás.

Grande número de indústrias do parque fabril de Manaus, os principais shoppings da cidade, restaurantes, academias, lavanderias, supermercados, uma série de condomínios residenciais, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz e postos de combustíveis já usufruem da série de benefícios  gerados pelo uso do gás natural (GN) distribuído pela Cigás.

Fonte: Cigás / Comunicação

Related Posts