A Compagas estará num dos principais eventos da cadeia de biogás e biometano do país. Em 2023, o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano retorna a Foz do Iguaçu, na região Oeste do estado, e ocorre de 18 a 20 de abril, reunindo importantes nomes do setor com o objetivo de apresentar e discutir as mais recentes tendências do mercado, promover um networking qualificado e gerar negócios.
O CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr, será um dos debatedores do painel “Inserção do Biometano no Mercado de Gás Natural”, marcado para o dia 18 de abril (terça-feira), às 14h30. O painel irá discutir o serviço de distribuição de gás canalizado no Brasil, apontar gargalos existentes em pontos como integração com gasodutos de transporte e aspectos regulatórios, por exemplo, e abordar possibilidades de expansão do mercado de gás no país por meio do biometano.
“O Paraná é referência em sustentabilidade e tem no agronegócio uma força ímpar para a geração de energia limpa. O biometano é o nosso gás natural renovável e é o caminho para fomentarmos uma economia baseada em carbono neutro, com uma contribuição efetiva para a redução de emissões de gases de efeito estufa [GEE] na atmosfera”, pontua.
O moderador será Augusto Salomon, da Abegás, e a palestra vai ser conduzida por Adriano Pires, do CBIE. Além de Lamastra, participarão como debatedores Ricardo Hatschbach, da Gasbrasiliano; Eduardo Antonello, da Macaw Energies; e Gabriel Kropsch, da ABiogás.
Compagas +Verde – Com foco em sustentabilidade e no compromisso com o meio ambiente, atualmente, a Companhia desenvolve a ação Compagas +Verde, que realizou sua primeira chamada pública para aquisição de biometano. Foram recebidas 22 propostas, que, somadas, podem ultrapassar o potencial diário de 380 mil metros cúbicos (m³) de gás natural renovável para o Paraná.
As ações do projeto Compagas +Verde serão temas do Matchmaking da Compagas realizado em paralelo ao 5° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, também no dia 18, das 17h30 às 19h30. Diferente do painel, esse encontro será exclusivo para convidados e conduzido por profissionais da Companhia, reunindo importantes players, como potenciais supridores de matéria-prima e produtores de biometano.
Temáticas de debate incluem o posicionamento da Compagas nesse mercado e planos de expansão, a inserção do biometano no portfólio de suprimentos, o resultado da chamada pública de biometano, o lançamento de uma nova chamada e apresentação dos locais prioritários para desenvolvimento do suprimento e da demanda por localidade.
Fonte: Compagas / Comunicação
Related Posts
Cogen e ABiogás debatem indústria do biometano na Casa Civil
A Cogen e a Abiogás realizaram na última quarta (22) uma reunião na Casa Civil, em Brasília (DF), com o secretário adjunto de Energia da Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC),...
Gasmig participa da inauguração da primeira usina de produção de biometano de Minas Gerais
No último dia 17, o presidente da Gasmig, Carlos Camargo de Colón, participou da inauguração da Zeg Biogás, primeira usina de produção de biometano do estado. O evento contou com a participação de...

