Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Compass anuncia novo CEO e criação de empresa

A Compass anunciou que Antonio Simões Rodrigues Júnior assumirá a posição de diretor presidente da companhia em 1º de janeiro de 2024. Nelson Roseira Gomes Neto, atualmente no cargo, assumirá a presidência da controladora Cosan, permanecendo no Conselho da Compass, e será indicado nos próximos meses para os Conselhos da Raízen, Moove e Rumo. Atualmente, Antonio ocupa a posição de CEO da Comgás. Entre 2011 e 2020 exerceu cargos na Raízen, nas áreas de Logística, Distribuição e Trading, em São Paulo, Londres e Genebra. Em substituição ao executivo, a Comgás nomeou Felipe Ferreira Guimarães Figueiredo como novo diretor-presidente.

Já na Cosan, Luis Henrique Guimarães deixará a presidência, passando a se dedicar exclusivamente aos Conselhos da empresa, da Moove, Compass e da Vale. Também foram anunciadas outras mudanças de cargo: Ricardo Lewin deixará o cargo de VP Financeiro e de Relações com Investidores para se dedicar à vice-presidência de Portfólio e Desenvolvimento de Negócios, e Rodrigo Araujo, atual diretor de Estratégia, passará a ocupar o cargo de vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores.

A Compass anunciou também a criação de uma nova empresa, chamada Edge, que, segundo a companhia, terá o objetivo de oferecer alternativas de suprimento de gás natural com segurança e flexibilidade aos seus clientes, impulsionando a transição energética e promovendo o mercado livre de gás. A Edge vai consolidar as atividades de marketing & serviços da Compass, que incluem o TRSP, terminal de regaseificação de GNL localizado em Santos (SP); as operações de biometano; o contrato de longo prazo com a São Martinho; a operação de GNL B2B (small scale); a comercializadora de gás; e demais projetos de infraestrutura. “O terminal de GNL vai proporcionar ao mercado acesso à oferta mundial de gás natural e estamos investindo em parcerias para ampliar também a oferta de biometano, formando um ecossistema de soluções confiáveis, competitivas e sob medida ao cliente”, afirma Nelson Gomes, CEO da Compass até o fim do ano.

Demétrio Antonio de Toledo Magalhães Filho, atual diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Compass, assumirá a partir de 1º de janeiro de 2024 a posição de CEO da Edge. Em 2011, o executivo ingressou na Raízen na área de planejamento financeiro e estratégico, e na sequência ocupou o cargo de diretor de Finanças de Trading em Genebra, Suíça. Em 2019 atuou como diretor de Finanças de Mobilidade, e liderou o processo de abertura de capital da Raízen S.A em 2021. Nos últimos dois anos, atuou como diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Compass, que registrou Ebitda ajustado de R$ 1,3 bilhão no terceiro trimestre de 2023, um crescimento de 32% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. A empresa encerrou os nove primeiros meses com Ebitda de R$ 3,2 bilhões, 26% superior a 2022.

 

Fonte: Energia Hoje

Related Posts