Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Rede de gás natural no bairro Eldorado está sendo ampliada

As obras de ampliação da rede de gasodutos da Gasmig no bairro Eldorado (Contagem) foram iniciadas. Em breve, várias residências e comércios poderão aproveitar essa fonte de energia mais prática, mais segura e mais sustentável. As obras nesta região iniciaram na segunda semana de fevereiro, e estão previstas para se encerrarem em dezembro de 2024, com um investimento de R$ 15 milhões. A rede de distribuição, de 32km de extensão, terá capacidade para atender 3.569 unidades domiciliares e comerciais. Atualmente, mais de 102 mil clientes residenciais e comerciais possuem contratos assinados com a Gasmig e podem disfrutar dos benefícios do gás natural.

Obras nos bairros

Todos os trabalhos da Gasmig para a construção da rede de distribuição de gás natural canalizado de rua são executados conforme as autorizações dos órgãos regulamentadores, seguindo, inclusive, os horários e dias determinados. A companhia realiza suas obras de implantação de dutos prioritariamente pelo método não-destrutivo. Essa metodologia elimina cerca de 90% das aberturas de valas, possibilitando uma obra mais rápida e mais segura. Após a abertura do asfalto para a realização da passagem do gasoduto, o fechamento das valas acontece em até três dias úteis, por uma chapa de aço ou asfalto provisório, apenas para reestabelecer o trânsito. Mas não se preocupe com a qualidade do asfalto nessa etapa, pois ele não é definitivo. Após a implantação, são instaladas válvulas de segurança e a rede de gás é testada com um gás inerte e, somente após aprovada, é liberada para a gaseificação com o gás natural.

Rede atual

A Gasmig possui atualmente uma Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) com 1.663 km de extensão, que atendem a mais de 102 mil clientes. Dessa forma, estão divididos em 46 municípios atendendo as mesorregiões Metropolitana de BH, Campos da Vertentes, Zona da Mata, Sul/ Sudoeste de Minas, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas e Vale do Mucuri (Teófilo Otoni). Estas regiões correspondem aos principais polos industriais do estado de Minas Gerais. São distribuídos diariamente cerca de 2,8 milhões de m3 de gás natural. Atualmente, a rede de distribuição atende a municípios que concentram mais de 50% da produção industrial do Estado.

Vantagens do Gás Natural para residências e comércios

A redução de custo é um dos principais benefícios do uso do gás natural canalizado, além de o consumidor pagar somente após o consumo. A segurança também é uma vantagem a ser levada em conta. Por ser mais leve que o ar, garante que, em caso de vazamentos, se dissipará mais rapidamente na atmosfera. Além do uso na cozinha, o gás natural pode ser empregado para aquecimento de água e climatização de ambientes e tem queima mais limpa e mais segura que o GLP. O fornecimento contínuo do gás natural dispensa a utilização de vasilhames e a necessidade de armazenar energia nas residências e estabelecimentos. Moradores e comerciantes interessados na contratação de gás natural podem solicitar uma visita comercial da Gasmig pelo número 117 ou pelo site quero.gasmig.com.br

Outras vantagens

Como o gasoduto é subterrâneo, isso reduz o risco de acidentes e dispensa estocagem em recipientes de alta pressão (botijões). Por ser canalizado, o fornecimento do gás é direto e contínuo, evitando surpresas com términos inesperados. Além disso, reduz o tráfego de prestadores de serviços e o trânsito de caminhões. E o pagamento do gás canalizado é feito pós-consumo, com a facilidade de escolha da melhor data para vencimento. A praticidade é outro ponto que deve ser ressaltado no que diz respeito ao uso do gás natural. Isso ocorre porque o consumidor não precisa se preocupar com transtornos de reabastecimento ou controle de estoque, liberando espaço nos estabelecimentos comerciais para utilizações mais funcionais como área para estoque de material, ampliação do ambiente para recebimento dos clientes, e, nos condomínios, as áreas antes ocupadas por vasilhames, podem ser reaproveitadas com espaço gourmet, bicicletário, playground, área de manobra, entre outros.

Fonte: Gasmig / Comunicação

Related Posts