Em encontro na cidade de Florianópolis (SC), a Abegás definiu a agenda estratégica para sua atuação ao longo do ano de 2024 em tema de interesse das três associadas da região Sul – Compagas, SCGÁS e Sulgás) A reunião contou com a participação da Diretoria Executiva da Abegás e de executivos das distribuidoras.
Entre os temas debatidos estão demandas prioritárias das distribuidoras em temas como competitividade tarifária, ampliação da oferta e expansão da infraestrutura de transporte de gás natural.
De acordo com o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, a abertura deste canal de diálogo vem para somar os esforços já existentes em fóruns onde a associação atua e é uma oportunidade para orientar e fundamentar a atuação da Abegás diante das complexas transformações atravessadas pelo mercado de gás brasileiro e das particularidades regionais. “A Abegás tem atuado de maneira proativa na cobrança de transparência dos diversos elos da cadeia da indústria do gás natural, buscando a harmonização entre as esferas estaduais e federal, mas, acima de tudo, defendendo os as distribuidoras à luz das garantias asseguradas na Constituição Federal. Para grande parte dos itens propostos pela região Sul, já existem ações encaminhadas ou em discussão. Com essa reunião dedicada à região, conseguimos ganhar em assertividade, sempre de forma alinhada com a agenda nacional da Abegás, mas também de forma integrada com as prioridades conjuntas das associadas da Região Sul”, afirma Salomon.
Para Rafael Lamastra Jr, conselheiro da Abegás da Região Sul e CEO da Compagas, o encontro representou uma chance para as distribuidoras de gás natural da região Sul conhecerem os principais desafios e demandas, em especial aquelas comuns das empresas em seus negócios e mercados de atuação. “O nosso objetivo maior é o de colaborar com a construção de um mercado de gás natural integrado, indicando a necessidade de ampliação da infraestrutura, com segurança de suprimento e, acima de tudo, com uma competitividade que permita a expansão industrial e um maior desenvolvimento econômico para nossa região”, destaca Lamastra Jr.
Segundo o CEO da SCGÁS, Otmar Müller, a reunião foi um momento privilegiado para que as três companhias de estados vizinhos pudessem compartilhar experiências sobre pautas em comum como tarifas e suprimento, entre outras, visando o encaminhamento às autoridades regulatórias federais, especialmente a ANP. “Além disso, sobre os temas mais críticos, levar conjuntamente as demandas aos governadores para que os levem ao Ministério de Minas e Energia e autoridades do Governo Federal”, explica Müller.
Na avaliação do CEO da Sulgás. Marcelo Leite, o encontro propiciou um espaço rico para um debate qualificado entre a Abegás e as associadas. “Pudemos conversar com profundidade sobre oportunidades e desafios, bem como elaborar um plano concreto de ação. Nosso objetivo é a união das distribuidoras de gás natural do Sul, favorecendo o desenvolvimento da Região, que tem um mercado de gás com imenso potencial de crescimento”.
Fonte: Compagas / Comunicação
Related Posts
SCGÁS realiza evento de final de ano para celebrar 2024 com toda equipe
No último dia 06, a SCGÁS realizou seu tradicional evento de final de ano no Oceania Park Hotel, em Florianópolis, reunindo colaboradores e diretoria em um dia dedicado a celebrações, agradecimentos e...
Sulgás investiu R$ 2,3 milhões para reconstrução nos municípios atingidos pelas enchentes
A Sulgás finalizou em novembro os principais trabalhos em parceria com as prefeituras para a recuperação de locais atingidos pelas enchentes de maio no Estado. Com um investimento de R$ 2,3 milhões,...