A Bahiagás lançou chamada pública para compra de 1,3 milhão de m3/dia de gás a partir de 1º de janeiro de 2025. Do volume total, 1,1 milhão de m3/dia serão na modalidade firme-base (para atender a base da demanda da distribuidora, com compromisso de retirada mensal de 80%) e 200 mil m3/dia na chamada modalidade Call, interruptível somente pela compradora, que pode solicitar a qualquer tempo a entrega da quantidade contratada. Os prazos de entrega vão de 1 a 5 anos nas duas modalidades. As propostas podem ser enviadas até 7 de junho.
De acordo com o edital, o ponto de entrega do gás deverá estar localizado no sistema de transporte da TAG, em um ponto de entrada, ponto de saída ou ponto virtual de negociação na área de mercado de capacidade da Bahiagás. A proponente poderá sugerir ponto de entrega alternativo, desde que esteja dentro da área de concessão da distribuidora, que realizará, a seu exclusivo critério, estudo de viabilidade técnica-econômica. Caso o fornecimento seja de GNL, deverão ser apresentados comprovantes de disponibilidade do gás e comprovação da capacidade de entrega e regaseificação do GNL. A empresa ainda deverá se responsabilizar por contratar todas as etapas até a entrega do gás, devendo o preço ofertado levar em conta todos os custos, incluindo garantias de suprimento.
Um workshop para esclarecimento sobre as condições do contrato será marcado pela companhia com os interessados em participar da chamada pública. De acordo com a Bahiagás, a chamada reforça o compromisso da empresa em fortalecer a segurança energética do estado e fomentar a competitividade no mercado de gás natural.
Hoje a distribuidora tem contratos de fornecimento com Equinor, Galp, Origem, Petrobras, Petrorecôncavo, Shell, 3R, Alvopetro e ERG. A Bahiagás é uma empresa de economia mista, tendo como acionistas o Estado da Bahia, com 58,5% do capital total, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 41,5% de participação. Em 2023 a empresa vendeu a média diária de 6 milhões de m3 para 79 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo e termelétrico.
Fonte: PetróleoHoje
Related Posts
Bahiagás: Programa de incentivo ao GNV começa nesta segunda (6) na região de Ilhéus e Itabuna
Desde o 6 de outubro, os motoristas da região de Ilhéus e Itabuna já podem participar do Programa de Incentivo ao GNV, iniciativa da Bahiagás que oferece apoio financeiro para quem passar a utilizar o gás...
Bahiagás oferece bônus para instalação de kit GNV na região de Ilhéus e Itabuna
A Bahiagás lança, em 6 de outubro, o Programa de Incentivo ao GNV, direcionado à região de Itabuna e Ilhéus. Por meio dessa iniciativa, as 120 primeiras pessoas que aderirem ao Programa e realizarem a...

