Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Bahiagás participa da Semana do Economista do Corecon-BA

A Bahiagás foi destaque durante a Semana do Economista 2024, evento realizado pelo o Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA), em parceria com o Sebrae-Bahia. Patrocinado pela Companhia, o evento, que aconteceu nos dias 22 e 23, no Costa Azul, promoveu um debate sobre a realidade socioeconômica da Bahia, focando na interiorização do desenvolvimento sustentável do estado.

Na abertura do evento, Isabel Ribeiro, presidente do Corecon-BA, destacou que o evento faz parte do calendário anual do Conselho, para celebrar o Dia do Economista, comemorado dia 13/08. “A programação foi construída de forma conjunta com as Secretarias Estaduais e diversas instituições, com o intuito de promover debates reflexivos e propositivos que fortaleçam a economia e os economistas da Bahia”, disse.

O diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, também participou da abertura, enfatizando a importância do evento, que este ano voltou a ser realizado de forma presencial. “A Bahia é um polo de produção e movimentação de energia, um insumo imprescindível para o desenvolvimento. O Governo do Estado e a Bahiagás, empresa de economia mista, que completa 30 anos em 2024, têm desempenhado um papel fundamental nesse cenário”, pontuou.

Em sua fala, Gavazza reforçou a importância do gás natural como energético da transição, substituindo combustíveis fósseis mais poluentes. “Ele é 38 vezes menos poluente que o diesel, e seu uso praticamente zera os particulados, que são os contaminantes que estão na atmosfera que nós respiramos”, ressaltou. “Portanto, é fundamental para a Companhia apoiar um evento dessa grandeza, que discute o desenvolvimento sustentável da Bahia”, completou.

A abertura do evento também foi marcada por homenagens, incluindo a entrega da comenda Rômulo Almeida às economistas Ana Georgina e Celeste Philigret, reconhecidas pelo plenário da autarquia por suas contribuições. Além disso, foram premiados os vencedores do Prêmio de Monografias Jairo Simões: Brenda Sirqueira Amarante dos Santos, William Santos de Jesus, e Larissa Santana Menezes, todos da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA.

No segundo dia, a Bahiagás voltou a ser protagonista, com Luiz Gavazza participando do seminário “Perspectivas e Possibilidades de Interiorização da Indústria Baiana em um Processo de Transição Energética”. Ele destacou os excelentes resultados alcançados pela Companhia e enfatizou que a Bahia se consolidou como o terceiro maior mercado de gás natural do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo, mercados já tradicionais.

“O gás natural ocupa uma posição de destaque na matriz energética baiana. Enquanto a média nacional de consumo final de energia referente ao gás natural é de 7,4%, esse índice chega a 10%, na Bahia. No consumo industrial, a média nacional é de 11,3%, enquanto na Bahia, esse número atinge 31,2%. Somos três vezes mais ativos no consumo de gás natural do que os demais estados brasileiros”, concluiu Gavazza.

Fonte: Bahiagás / Comunicação

Related Posts