Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Encontro promovido pela Sulgás dá primeiro passo para garantir ampliação do transporte de gás para o Estado

Na quinta, 12, a Sulgás realizou o workshop + Gás para o RS com o intuito de promover um amplo debate sobre a necessidade do aumento da capacidade de transporte de gás para o Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, as entidades e autoridades que têm envolvimento com a matriz energética do Estado se reúnem para tratar sobre a capacidade do Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol).

O encontro foi no Hilton Porto Alegre e contou com a presença das transportadoras de gás natural TBG e TSB, AGERGS, Fiergs, Governo do Estado, Federasul, Abegás e Commit Gás.

A direção da Sulgás apresentou o plano de expansão da companhia que prevê aumento no consumo de gás natural até 2030 e alertou para a importância de investimentos na estrutura de transporte para acompanhar o desenvolvimento do Estado e garantir segurança energética A Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil-Bolívia (TBG) apresentou os projetos de ampliação e instalação de novas Estações de Compressão (ECOMP) para garantir mais volume de gás no trecho sul do Gasbol.

A transportadora planeja trabalhar em etapas, apresentando projetos de expansão da capacidade do gasoduto alinhado às demandas do mercado.

Ao final do evento, a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann anunciou a criação de um grupo de trabalho para tratar sobre a produção, transporte, distribuição e consumo de gás natural no Estado. Os trabalhos serão conduzidos pela pasta e um dos objetivos é levar as demandas regionais ao legislativo federal.

Fonte: Sulgás / Comunicação

Related Posts