Como parte da disciplina ” Saúde e Segurança do Trabalho e Responsabilidade Socioambiental”, os estudantes do curso Técnico em Recursos Humanos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) participaram de visita à Cigás. A ação foi realizada por meio do Programa Redes, que consiste na realização de visitas com a participação de alunos e professores das instituições de ensino superior. O objetivo do programa é aproximar cada vez mais a comunidade acadêmica da Companhia, promovendo a troca de experiências e conhecimentos sobre o gás natural.
Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os processos que envolvem a rotina das operações da rede de gás natural. Em seguida, eles foram apresentados ao time de Recursos Humanos da Companhia, que explicou sobre as práticas de integração e bem-estar no ambiente de trabalho. Além disso, os acadêmicos participaram de palestra sobre o gerenciamento de riscos ocupacionais, onde foram explicadas as medidas de segurança implementadas pela Cigás no ambiente de trabalho.
Para finalizar a programação, os estudantes visitaram o Centro de Controle de Operações (CCO), responsável pelo monitoramento 24 horas por dia, todos os dias da semana, da rede de distribuição de gás natural (RDGN).
O professor do Cetam, Inácio Clementino, ressaltou a importância de os estudantes aprenderem a teoria em sala de aula e aplicarem na prática por meio de visitas a instituições. “O objetivo de trazer os alunos para fora do ambiente de aula é muito importante, permite uma conexão entre teoria e prática. Nossa visita aqui na Cigás, com os alunos de RH, foi justamente para promover essa integração, proporcionando a eles uma vivência mais próxima do mercado profissional”, destacou o professor.
O aluno Matheus Nunes afirmou ter gostado da experiência: “A visita agregou bastante, pude tirar dúvidas. Foi uma experiência positiva, pois consegui entender melhor os processos da área que pretendo seguir”, enfatiza o aluno.
Outra aluna que saiu satisfeita da atividade foi Richerle Cordeiro. “Acredito que participar da visita à Cigás foi uma oportunidade única. Aprendi muito hoje, e, no futuro, quem sabe, ao atuar na área, vou me lembrar do que vivenciei aqui. Essa experiência contribuiu bastante para o meu crescimento, especialmente na área em que quero trabalhar, que é treinamento e desenvolvimento”, disse a aluna.
Fonte: Cigás / Comunicação