A CEGÁS promove no próximo dia 18, das 14 às 17h, no auditório engenheiro Antônio Estácio, na av. Washington Soares, 6475, o seminário “O biometano e o gás natural na transição energética”, que reunirá pesquisadores, empresários e fornecedores do mercado de gás, formadores de opinião no setor privado e público que lidam com o tema de energias renováveis e inovação.
A palestra de abertura do evento terá como tema “Os Desafios da Transição Energética no Brasil e o Papel do Biogás no Contexto de Economia de Baixo Carbono”, e será proferida pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda.
O evento faz parte das comemorações dos 31 anos da CEGÁS, que ocorre neste dia, e conta com o apoio do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
Um dos objetivos do seminário é disseminar informações sobre o acesso a recursos voltados a inovações para aplicações em projetos de tecnologias e energias como biometano e o gás natural, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos e ideias em prol da concepção de novos projetos no estado do Ceará.
A CEGÁS foi a primeira distribuidora de gás do Brasil a injetar biometano em sua rede de gasodutos. Desde 2018, cerca de 15% do gás distribuído pela CEGÁS é produzido a partir da decomposição de resíduos sólidos acumulados no Aterro Sanitário de Caucaia.
A CEGÁS foi constituída com o objetivo de fornecer Gás Natural canalizado e soluções energéticas para o desenvolvimento do Ceará. Com uma rede de gasodutos espalhados pelo Estado, a CEGÁS fornece essa importante fonte de energia para indústrias, comércio, veículos e residências.
O evento visa também identificar possíveis projetos sobre biometano e gás natural no estado do Ceará enquadráveis nas linhas de financiamento disponíveis, considerando essas possibilidades como suporte financeiro ao desenvolvimento dos referidos projetos. As inscrições para participar do Seminário são gratuitas.
Fonte: CEGÁS / Comunicação
Related Posts
SCGÁS participa do encerramento dos workshops do Plano de Transição Energética Justa de Santa Catarina
A SCGÁS esteve presente do último workshop do Plano de Transição Energética Justa de Santa Catarina, iniciativa do Governo do Estado que vem promovendo debates regionais sobre os desafios e oportunidades...
O dia em que o gás natural custou um centavo no Brasil
Os preços do gás natural no mercado spot entraram numa curva de alta no Brasil, desde meados de maio, em meio a cortes no lado da oferta. O estresse nos preços internos contrasta com a desvalorização...

