O Programa de Eficiência Energética para Indústrias da Bahiagás já está disponível no site oficial da Companhia (www.bahiagas.com.br). A publicação oferece um panorama detalhado sobre a importância da eficiência energética nas indústrias, destacando como essa prática é fundamental diante dos crescentes custos de energia e das demandas por sustentabilidade no mercado atual, diante da necessidade de otimizar processos para manter ou aumentar a competitividade no mercado.
O diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, enfatiza que indústrias comprometidas com inovação e competitividade devem considerar a realização de diagnósticos energéticos em suas plantas. “Esses estudos identificam oportunidades de otimização no consumo energético. Com isso, além da redução dos custos operacionais, as indústrias promovem uma operação mais sustentável, algo valioso tanto do ponto de vista ambiental quanto para a reputação da empresa”, destaca Gavazza.
Magno Bernardo, assessor de Tecnologia de Gás Natural da Companhia, reforça a relevância da eficiência energética no setor industrial, que é um dos maiores consumidores de energia. “A indústria é um dos setores que mais consome energia no mundo, seja na forma de eletricidade ou de combustíveis. Melhorar a eficiência energética nesse setor pode resultar em economias significativas, e redução de emissões de gases de efeito estufa”, explica Magno.
Entre os benefícios da eficiência energéticas nas indústrias estão a redução de custos e de emissões de poluentes, e um aumento da competividade. A diversificação das fontes de energia é outro benefício, o que amplia a resiliência das indústrias às oscilações de preço e fornecimento.
Magno reforça ainda que o Programa de Eficiência Energética é mais um passo em direção a agenda ESG da Companhia, reforçando o compromisso da Bahiagás com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável. “Sabemos que o setor industrial desempenha um papel crucial na economia baiana, e é justamente pensando em nossos clientes industriais que foi desenhado este programa, com o objetivo de otimizar o uso do gás natural e reduzir o impacto ambiental”, afirma. A eficiência energética nas indústrias traz outras vantagens como melhoria na competitividade, redução de custos operacionais, promoção da sustentabilidade ambiental, estímulo à inovação e desenvolvimento de tecnologias, além de possíveis benefícios fiscais.
O Programa de Eficiência Energética reforça o protagonismo do gás natural na transição energética, devido às suas características distintas de flexibilidade, preço e desempenho. “Ele é crucial para enfrentar os desafios associados à sazonalidade e variabilidade da produção diária de fontes renováveis, como energia eólica e solar”, conta Magno. “Além disso, ele facilita o transporte eficiente de gases renováveis como o biometano e o hidrogênio, permitindo uma maior integração de soluções renováveis no sistema energético, e garantindo um equilíbrio entre sustentabilidade ambiental, equidade e segurança energética”, finalizou.
Fonte: Bahiagás / Comunicação
Related Posts
Bahiagás ultrapassa a marca de 100 mil clientes e encerra 2025 com resultado histórico
A Bahiagás alcançou, no dia 29 de dezembro de 2025, a marca histórica de 100 mil clientes, consolidando sua trajetória de crescimento e reforçando o papel estratégico do gás natural no desenvolvimento da...
Bahiagás doa R$ 250 mil para reforma de Restaurante Popular em Juazeiro
A Bahiagás destinou R$ 250 mil para a reforma do Restaurante Popular do Centro de Juazeiro, reforçando na cidade o compromisso do Governo do Estado de combate à fome. A doação foi formalizada no último dia...

