A Copergás, através do setor de engenharia, iniciou a obra de expansão da rede do Bolsão Centro, no Recife Antigo, com o objetivo inicial de atender o empreendimento Moinho Recife Business & Life e, posteriormente, outros estabelecimentos no bairro.
De acordo com Wanderson Costa, engenheiro de obras da Copergás, para esta expansão, foi necessário contratar um arqueólogo especialista na história da região. Isso se deve ao fato de que, segundo informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o material disponibilizado pela Prefeitura da Cidade do Recife não apresenta um detalhamento dos monumentos arqueológicos subterrâneos, como perfis, seções, detalhes, materiais e cotas altimétricas, oferecendo apenas uma indicação em planta (mapeamento dos possíveis obstáculos), com base em mapas antigos não georreferenciados. Por esse motivo, torna-se imprescindível o acompanhamento de um arqueólogo durante a realização da obra.
Além da contratação do arqueólogo, toda a execução da obra está sendo adaptada às características do local. Diferentemente das demais obras realizadas pela Copergás, que utilizam preferencialmente o método não destrutivo (com aberturas espaçadas a cada aproximadamente 100 metros com máquina de furo direcional), no Recife Antigo a obra está sendo realizada integralmente pelo método de vala aberta. A escavação está sendo feita manualmente, garantindo que qualquer item histórico eventualmente enterrado não seja danificado.
Outro cuidado importante é a preservação dos elementos originais do local. Toda a estrada de paralelepípedos está sendo mantida, utilizando os mesmos materiais após o término da obra. Além disso, o solo escavado está sendo cuidadosamente reutilizado, sem substituições, para preservar as características originais da área.
A equipe de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Copergás esteve presente no local da obra e realizou um momento de segurança com a equipe de arqueologia, abordando temas como qualidade, segurança no trabalho, saúde dos trabalhadores e meio ambiente.
Fonte: Copergás / Comunicação
Related Posts
Pernambuco é destaque nacional com projeto de interiorização do gás natural no polo gesseiro do Araripe
O Governo de Pernambuco foi reconhecido nacionalmente no 1º Congresso Brasileiro de Minas e Energia (CBME 2025), em Brasília, pelo projeto de interiorização do gás natural para o polo gesseiro do Araripe,...
Copergás celebra 33 anos homenageando colaboradores e instituições que fazem parte da sua história
No dia 17, a Copergás celebrou seus 33 anos de existência com um evento que reuniu colaboradores, representantes do setor empresarial e autoridades. A solenidade teve como destaque a homenagem a...

