A Petrobras está em conversa com a Braskem para a ampliação do polo do Rio de Janeiro da empresa de petroquímica com o gasoduto Rota 3, informou o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França. Serão cerca de 500 mil toneladas de etano disponíveis ao ano. Dessas, 250 mil toneladas estão disponíveis para a possível ampliação do polo do Rio da Braskem. As outras 250 mil toneladas têm possibilidade de petroquímica dentro do Complexo de Energias Boaventura (antigo Comperj), em Itaboraí (RJ).
O Rota 3 será responsável por receber o gás do pré-sal da Bacia de Santos e enviá-lo até a unidade de processamento de gás natural (UPGN) do complexo, inaugurado em setembro com início de operação comercial em novembro. O Projeto Integrado Rota 3 (do qual faz parte a UPGN), vai viabilizar o escoamento de até 18 milhões de m³/dia e o processamento de até 21 milhões de m³/dia de gás pela UPGN.
Além do gasoduto, a Petrobras está trabalhando em outros projetos dentro do complexo, como duas termelétricas a gás, para participação nos leilões previstos pelo setor elétrico, e unidades de refino para produção de combustíveis e de lubrificantes.
Após a conclusão das obras de todo o complexo, o conjunto de unidades terá capacidade aproximada de produzir 12 mil bpd de óleos lubrificantes de Grupo II, 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação (QAV-1). A planta vai operar em sinergia com a Refinaria Duque de Caxias (Reduc).
Fonte: PetróleoHoje
Related Posts
Silveira diz que conta com a Petrobras para reduzir preços do gás no país
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a deve se juntar ao esforço coletivo de reduzir o preço do gás no país. Ao participar de evento na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), o...
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar preço à indústria
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou que a estatal do petróleo quer aumentar o volume de gás natural escoado para a costa, de forma que o combustível possa chegar mais barato às indústrias....