Duas especialistas em energia analisam os reflexos da Lei Complementar 214/2025, que regulamenta a reforma tributária, no setor e na transição energética. Cristiane Schmidt, professora na Fundação Getulio Vargas, consultora do Banco Mundial e presidente da MSGÁS, e Lívia Amorim, sócia do Veirano Advogados membro do Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos (Cigré) são as entrevistadas da semana do Joule – podcast de energia do JOTA em parceria com o Inté, o Instituto Brasileiro de Transição Energética.
“A reforma, como um todo, foi positiva. Mas para energia, em particular, a minha crítica é com o imposto seletivo. O IS não deveria ter entrado para bens minerais. Isso é uma incoerência”, disse Cristiane. E acrescenta: “O grande problema é que há, de fato, um plano de gás natural para o Brasil. O país quer acabar ou fomentar esse mercado?”
O período de transição da nova tributação, que se inicia em 2027 e se estende até 2033, é outro fator que impacta todo o setor. “Energia tem contratos de longo prazo com determinadas premissas tributárias. A lei complementar já foi sancionada, mas faltam detalhes para modelar essas premissas. Isso impacta também em novos projetos”, pontua Lívia.
As entrevistadas falam ainda do não veto da monofasia para o gás natural na sanção da Lei, e o que muda para alguns negócios no setor de energia, como geração distribuída (GD), autoprodução, usinas termelétricas, por exemplo.
Ouça o podcast completo
Fonte: Portal Jota
Related Posts
Uso de gás natural no Amazonas evita a emissão de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa
O uso do gás natural tem contribuído para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Amazonas. De acordo com levantamento da Cigás, mais de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa...
Knauf substitui parte do gás natural por biometano em fábrica de materiais de construção no Rio
A Knauf, fabricante de materiais de construção, vai substituir parte do seu consumo de gás natural por biometano na planta em Queimados (RJ), a partir deste mês. O biocombustível será fornecido pela Gás...

