O Brasil registrou 27 novas autorizações de importação de gás em 2024, um aumento de 125% em relação ao ano anterior, segundo dados da ANP.
Na opinião de Thiago Luiz Silva, do Vieira Rezende Advogados, o aumento foi motivado por três fatores: o primeiro é a renovação de autorizações de empresas locais, incluindo geradoras termelétricas que já possuem contratos no ambiente regulado utilizando GNL. No ano passado, o Brasil passou por uma grave seca, o que forçou o despacho a partir de mais termelétricas a gás e aumentou as importações de combustível.
O segundo motivo, segundo Silva, é a atuação de comercializadoras de gás natural que buscam posicionamento de mercado e diversificação de portfólio com GNL e gás natural argentino.
“A outra motivação é que as empresas estão se preparando para o leilão de reserva de capacidade de 2025”, disse.
Das autorizações concedidas pela ANP no ano passado, 15 foram para gás natural e 12 para GNL.
As importações de gás natural são realizadas por meio do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), operado pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), ou pela malha de gasodutos da Transportadora Sulbrasileira de Gás (TSB) na fronteira com a Argentina.
O GNL chega ao Brasil principalmente através dos sete terminais de regaseificação atualmente em operação: Baía de Guanabara e Porto do Açu no Rio de Janeiro, TRSP em São Paulo, TGS em Santa Catarina, TRBA na Bahia, Hub Sergipe e Barcarena no Pará.
Para Rogério Manso, presidente da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), com a reversão do fluxo no norte da Argentina, há expectativa de que em períodos de baixa demanda no país vizinho, fora do inverno, haja capacidade de envio de gás ao Brasil via Gasbol.
“Todos os comerciantes querem participar, mesmo que em pequenos volumes”, afirmou Manso à BNamericas, lembrando que no ano passado três novos terminais de GNL em Sergipe, São Paulo e Santa Catarina foram conectados à rede de transporte nacional.
Segundo a ANP, há existem 35 empresas autorizadas a importar gás natural e/ou GNL no Brasil.
Fonte:BNAmericas
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