O uso do gás natural na mobilidade urbana vem se consolidando em Santa Catarina como uma alternativa estratégica para otimizar a circulação de veículos e melhorar a infraestrutura viária. Além de ser uma fonte de energia segura e eficiente, sua distribuição canalizada reduz a necessidade de transporte rodoviário de combustíveis, trazendo impactos positivos para o fluxo urbano e a segurança no trânsito.
De acordo com Gustavo Caldas, gerente comercial do Mercado Urbano da SCGÁS, o fornecimento de gás natural por meio da rede de gasodutos gera benefícios diretos para a mobilidade. “A utilização de dutos para transporte de gás natural reduz a movimentação de caminhões-tanque nas cidades, diminuindo a sobrecarga em vias urbanas e tornando o trânsito mais seguro e organizado”, destaca Caldas.
Outro benefício relevante está na otimização dos espaços urbanos. Diferente de outros combustíveis, o gás natural é distribuído diretamente até os pontos de consumo, eliminando a necessidade de instalações volumosas para estocagem e abastecimento. “Isso libera calçadas e áreas urbanas que poderiam ser ocupadas por infraestrutura de distribuição, facilitando a circulação de pedestres e melhorando o acesso a estabelecimentos comerciais e residências”, explica o gerente comercial.
Para ampliar ainda mais a contribuição do gás natural à mobilidade urbana, a SCGÁS investe continuamente na expansão da sua rede de distribuição. Um dos projetos em andamento, o Redes do Sul, prevê a instalação de uma nova Estação de Transferência de Custódia (ETC) em Siderópolis, permitindo um aumento significativo na capacidade de fornecimento para a região. Quando concluído, esse avanço garantirá maior disponibilidade do combustível para frotas urbanas e veículos de transporte coletivo que adotam o gás natural como solução energética.
Com uma infraestrutura cada vez mais robusta e integrada ao planejamento urbano, o gás natural segue como um importante aliado da mobilidade em Santa Catarina, contribuindo para um trânsito mais fluido, seguro e eficiente.
Fonte: SCGÁS / Comunicação
Related Posts
Integração estadual e depreciação de ativos de gás devem beneficiar cogeração, diz Cogen
O presidente executivo da Cogen, Newton Duarte, defende que as agências estaduais desenvolvam regulamentações que possibilitem uma integração maior entre as companhias distribuidoras de gás natural. Na...
Petrobras: produzir fertilizantes exigirá 30 mi de m³ de gás por dia
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a produção de fertilizantes nitrogenados no Brasil exigiria um volume de 30 milhões de m³/dia de gás natural caso o país optasse por suprir toda a...