Buscando desmistificar alguns conceitos em relação à segurança no processo de fornecimento do gás natural e prestar esclarecimentos e orientações, a Sulgás realizou na última quinta-feira, 10, um simulado de segurança no município de Esteio no Rio Grande do Sul. Participaram o Corpo de Bombeiros de Esteio e a Defesa Civil do município de Sapucaia do Sul.
Atualmente, a Empresa lança mão da tecnologia para monitorar toda a malha de gás natural que fornece para indústrias, comércios e residências. Com isso, as equipes acompanham full time a operação a partir da sala de controle que fica na capital Gaúcha, o que permite maior controle e segurança, diferente dos processos antigos, quando este monitoramento era feito presencialmente, dependendo de tempo, deslocamento, trânsito e disponibilidade de equipes na rua, o procedimento atual, garante mais segurança e agilidade no caso de uma emergência. “A tecnologia atualmente é uma grande aliada que nos ajuda a ter o controle e dar muito mais segurança para nossos clientes, já que este é o principal valor para a empresa”, explica o coordenador de Operação de Rede, Leandro Haubert.
Segurança como valor principal
Por meio da simulação de segurança, a Sulgás, que comemora três anos sem acidentes com afastamentos, propôs tratar alguns temas que ainda podem representar um tabu para o público que não conhece tecnicamente o processo de distribuição do gás natural. “Muitas vezes, o isolamento pode ser bem pontual na área onde ocorre o rompimento. Temos como controlar com equipamentos e análise criteriosa de nossa equipe. Além disso, é importante avaliar bem se é preciso ou não interromper o fornecimento, pois temos hospitais, clientes críticos que dependem deste abastecimento e este risco de interrupção do serviço pode ser muito maior”, explica Leumar Saretta, técnico de Operações da Sulgás.
A parceria com o Corpo de Bombeiros, com a Defesa Civil e outras instituições também é fundamental neste processo. A Sulgás disponibiliza equipes para orientar e contribuir na avaliação de possíveis situações de risco, ajudando os profissionais a conhecer o comportamento do gás natural. “Em parceria somos mais assertivos. A tecnologia aperfeiçoou as formas de identificar vazamentos e a Sulgás tem técnicos e equipamentos capazes de fazer essa avaliação”, reforça Saretta.
Os simulados são realizados mensalmente pela Sulgás nas diferentes cidades atendidas pela empresa. O tempo médio de atendimento de emergência é de 20 minutos. Um dos menores do País. A Sulgás atingiu em 2024 o número recorde de 100 mil clientes e está presente em 37 municípios.
Fonte: Sulgás / Comunicação
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