No último dia 16, o presidente da Gasmig, Carlos Camargo de Colón, acompanhou o governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, em reunião estratégica com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em Brasília, para avançar as tratativas para a implantação do gasoduto que ligará Extrema a Pouso Alegre, no Sul de Minas. O encontro marcou mais um passo decisivo do projeto para fortalecer a infraestrutura energética e impulsionar o desenvolvimento econômico do Sul de Minas. O Governo Federal tem papel importante ao conciliar junto à ANP e a Nova Transportadora do Sudeste (NTS) a viabilização da construção do gasoduto de transporte até a divisa do estado de Minas. Esse trecho é fundamental para garantir o suprimento de gás natural ao Sul de Minas, integrando a região à malha nacional de transporte e permitindo a expansão do serviço para outros municípios, por meio da construção de um gasoduto de distribuição pela Gasmig até Pouso Alegre.
Benefícios do Gasoduto Sul de Minas
O projeto, que prevê um investimento superior a R$ 500 milhões, contempla a construção de 120 quilômetros de gasoduto, beneficiando diretamente seis cidades da região e mais de 250 mil habitantes. A região escolhida destaca-se pelo dinamismo econômico: Pouso Alegre possui um polo industrial consolidado, com forte presença dos setores farmacêutico, mecânico, alimentício e de logística. Camanducaia e Jacutinga, por sua vez, vivem um momento de expansão, especialmente nos segmentos têxtil, cerâmico e agroindustrial. Segundo o Governo Federal, a expectativa é de que as licenças ambientais para a obra sejam discutidas até outubro deste ano, permitindo o início das atividades em breve. A implantação do gasoduto representa um avanço significativo para a infraestrutura energética do sul do estado, proporcionando uma matriz mais limpa, econômica e eficiente. O projeto vai impactar na redução de custos para indústrias e consumidores, além de fomentar a atração de novos investimentos para a região. “Nossa expectativa é oferecer uma nova opção energética na região e atender as empresas e a população que desejar migrar para um combustível mais prático, seguro e sustentável. O gasoduto vai transformar a competitividade das indústrias locais e abrir novas oportunidades para o desenvolvimento regional”, afirma o presidente da Gasmig, Carlos Colón. Com a chegada do gasoduto, o Sul de Minas vai ampliar sua capacidade de atrair empresas, gerar empregos e promover o desenvolvimento sustentável na região.
Fonte: Gasmig / Comunicação
Related Posts
Gasmig, Grupo SADA, Energia Livre Cemig e Logás promovem iniciativa pioneira de descarbonização do transporte pesado
Em um movimento inédito em Minas Gerais, a Gasmig, o Grupo SADA, a Energia Livre Cemig e a Logás realizaram, durante a Semana do Meio Ambiente 2026, uma ação conjunta que marca um avanço relevante na...
CEO da Gasmig vê espaço para consenso sobre reclassificação de gasodutos
O CEO da distribuidora de gás Gasmig, Gustavo de Marchi, entende que a discussão sobre a reclassificação de gasodutos precisa ser superada com urgência. Na sua avaliação, há espaço para uma “saída...

