A Algás acaba de dar um passo inédito na história da energia em Alagoas: a ampliação da interiorização do gás natural. Nesta quarta (30), a Companhia oficializou, no município de Batalha, o lançamento da primeira rede local de gás natural do estado, levando desenvolvimento e sustentabilidade diretamente ao sertão alagoano.
Com mais de 1.600 m² de área garantida por lei às margens da rodovia AL-220, a infraestrutura dará origem a uma rede de 5 km de distribuição, conectando a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e a futura unidade da Natville ao sistema de gás natural canalizado. As obras serão iniciadas em breve e estão com entrega prevista para o primeiro trimestre de 2026.
O impacto da chegada do gás natural à região é transformador. Na CPLA, por exemplo, a produção de energia era feita por meio da queima de lenha nas caldeiras, processo de matriz poluente e onerosa. Com o novo contrato de fornecimento assinado durante o evento, a Cooperativa passa a contar com uma fonte de energia mais limpa, segura e eficiente, que reduzirá custos e aumentará a competitividade da produção leiteira no estado.
O projeto contempla ainda a instalação de um posto de GNV no município de Batalha, incentivando o uso de combustíveis mais sustentáveis na mobilidade, além da utilização de uma estação de compressão em Arapiraca, que será responsável por viabilizar o transporte e abastecimento do gás até a região.
A solenidade contou com a presença do Governador de Alagoas, Paulo Dantas, e demais autoridades estaduais, reforçando o apoio ao projeto. Para o Governo, a iniciativa marca um compromisso conjunto pela interiorização de políticas públicas que promovem inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional.
Com esse marco, a Algás fortalece seu protagonismo na transição energética de Alagoas, ampliando o acesso ao gás natural como vetor de progresso econômico e visão estratégica a serviço de uma nova fase do desenvolvimento econômico e social do estado – agora com o gás natural como combustível de um futuro mais sustentável.
Fonte: Algás / Comunicação
Related Posts
Uso de gás natural no Amazonas evita a emissão de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa
O uso do gás natural tem contribuído para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Amazonas. De acordo com levantamento da Cigás, mais de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa...
Knauf substitui parte do gás natural por biometano em fábrica de materiais de construção no Rio
A Knauf, fabricante de materiais de construção, vai substituir parte do seu consumo de gás natural por biometano na planta em Queimados (RJ), a partir deste mês. O biocombustível será fornecido pela Gás...

