No último dia 30, a Gasmar inaugurou na área portuária da capital, o Sistema de Distribuição de Gás Natural de São Luís (MA), composto por uma Unidade de Regaseificação e pelo primeiro Gasoduto de Distribuição de Gás da capital do estado.
É a primeira vez que o Maranhão passa a contar com um Sistema de Distribuição de Gás Natural para o setor industrial. Isso significa que, após pouco mais de uma década de produção de gás na Bacia do Parnaíba, está pronta a infraestrutura para o início do consumo de gás natural. Até então, as atividades da Gasmar se limitavam à operação e manutenção da rede do Complexo Parnaíba, da empresa exploradora.
“Hoje é um grande dia para a Gasmar e para o Maranhão porque estamos fazendo uma inovação no setor energético do estado. Estamos utilizando o gás, que é produzido aqui, para abastecer as indústrias maranhenses. Os impostos, os empregos e a renda estão sendo gerados para o Maranhão”, celebrou o diretor-presidente da Gasmar, Allan
A base operacional em São Luís possibilita agora a distribuição do gás natural do Porto do Itaqui até as instalações da Vale, que já opera comercialmente com a empresa. Com o contrato, a multinacional brasileira já anunciou uma redução de 28% nas emissões de carbono na usina de pelotização em São Luís, devido à utilização do gás natural em substituição ao óleo. A medida contribui para a meta global da Vale de reduzir em 33% suas emissões diretas e indiretas até 2030, pois o gás é apontado como uma solução para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, especialmente em setores econômicos de difícil descarbonização.
“É um projeto completo que traz gás para o Maranhão e a Vale está muito satisfeita em participar, pois vai trazer uma redução da emissão de gás carbônico das nossas usinas”, declarou Giosan Souto, gerente de Pelotização da Vale.
Com um dos maiores investimentos na história da companhia, feito com recursos da ordem de 100 milhões de reais, a empresa concluiu as obras de implantação do Sistema de Distribuição de Gás Natural, realizada com o mais alto nível de exigência, incluindo visitas de técnicos da estatal na Argentina e em fábricas da China.
A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades, dos colaboradores e de toda a Diretoria da Gasmar, representada pelos diretores Fábio Moreira Amorim (diretor Administrativo e Financeiro) e Paulo Alexandre Carvalho Guardado (diretor Técnico e Comercial); de representantes de órgãos e secretarias estaduais; políticos, como o deputado federal Pedro Lucas; executivos de empresas como a Lyon Capital, a Vale e a Suzano e do diretor-presidente da Companhia de Gás do Pará, o ex-senador Fernando Flexa Ribeiro.
O governador Carlos Brandão destacou a inauguração do Sistema de Distribuição de Gás Natural de São Luís como “um marco na história do Maranhão”, fez um reconhecimento público aos poucos currículos no setor de petróleo e gás no Brasil iguais ao do presidente da Companhia, Allan Kardec, e afirmou: “O Maranhão tem segurança jurídica e segurança política. Aqui a gente não rasga contrato”.
Fonte: Gasmar / Comunicação
Related Posts
Cigás promove o 11° simulado de emergência para aprimorar protocolos de segurança do gás natural
A Cigás realizou, na quarta (12), o 11º Simulado de Emergência de Gás Natural, no Complexo Viário Lydia da Eira Corrêa, nas proximidades do Terminal 7, zona norte de Manaus. O exercício, promovido...
SCGÁS promove evento em Caçador para apresentar avanços na interiorização da distribuição de gás natural
A SCGÁS realizou na última segunda (10) o evento “Interiorização da Distribuição do Gás Natural”, em Caçador. A iniciativa reuniu empresários, representantes do poder público e entidades do setor produtivo...

