O presidente da Fiems, Sérgio Longen, se reuniu com representantes de empresas internacionais do ramo do gás natural, interessadas em explorar oportunidades em Mato Grosso do Sul. O encontro, realizado no dia 20 de agosto, é um desdobramento da Missão Ásia e reforça a busca por soluções para a transição energética no estado. Segundo Longen, o encontro marca a implementação de um projeto de gás natural liquefeito (GNL), já operacional em outros países e que pode atender à demanda de empresas locais. O objetivo é contribuir com a transição energética, alinhando-se aos esforços de descarbonização e sustentabilidade. Marcelo Ferreira Leite, presidente da América Latina InoxCVA Índia, destacou que sua empresa é referência mundial no fornecimento de equipamentos criogênicos para o armazenamento e distribuição de GNL. Leite enfatizou o potencial de Mato Grosso do Sul, ressaltando que o estado pode ser pioneiro na mudança da matriz energética, substituindo o diesel por GNL, uma fonte mais limpa e segura.
Priscilla Rezende, gerente executiva da Edge, reforçou que a transição energética deve englobar não só indústrias, mas também setores como o rodoviário. A empresa aposta no uso de GNL e biometano, soluções que garantem alta performance e contribuem para a redução das emissões de carbono. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Verruck, afirmou que a transição para o gás natural se encaixa perfeitamente na agenda estratégica do governo de Mato Grosso do Sul, que visa atingir a meta de carbono neutro até 2030. Ademar Silva Júnior, secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio de Campo Grande, reforçou o apoio local, destacando as inúmeras possibilidades que o setor oferece. Ele afirmou que o município está pronto para abraçar o investimento e trabalhar para transformar a cadeia de gás natural em realidade no estado. As iniciativas voltadas ao gás natural podem representar uma grande oportunidade para Mato Grosso do Sul, com benefícios tanto econômicos quanto ambientais. A transição energética, combinada com investimentos no setor, posiciona o estado como um potencial líder no Brasil para a implementação de soluções sustentáveis e inovadoras.
Fonte: A Crítica (MS)
Related Posts
Uso de gás natural no Amazonas evita a emissão de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa
O uso do gás natural tem contribuído para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Amazonas. De acordo com levantamento da Cigás, mais de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa...
Knauf substitui parte do gás natural por biometano em fábrica de materiais de construção no Rio
A Knauf, fabricante de materiais de construção, vai substituir parte do seu consumo de gás natural por biometano na planta em Queimados (RJ), a partir deste mês. O biocombustível será fornecido pela Gás...

