A Henkel anunciou que vai adotar o biometano como fonte de energia na sua planta fabril de Itapevi (SP). A implementação da tecnologia e o fornecimento será feito pela Ultragaz, que também será responsável pela implantação da infraestrutura de abastecimento no local. As obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2026. A substituição do gás natural por biometano representará uma redução em torno de 500 toneladas de CO₂ por ano em comparação a 2024. O consumo previsto da unidade é de aproximadamente 300 mil m³ de biometano por ano. A medida está alinhada às metas globais da Henkel de reduzir as emissões absolutas de escopos 1 e 2 em 42% e escopo 3 em 30% até 2030, de acordo com a iniciativa Science Based Targets (SBTi). A meta de longo prazo é reduzir em 90% as emissões absolutas em todos os escopos até 2045. As metas englobam todas as operações da empresa, que vão de processos produtivos a escritórios, armazenamento, pesquisa e frota. A adoção do biometano em Itapevi contribuirá diretamente para esse compromisso. A planta está inserida no escopo 1 da companhia, que contempla as emissões diretas das suas operações.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
Corredores verdes destravam o mercado de caminhões movidos a biometano
Os caminhões movidos a gás estão perdendo o caráter experimental que os caracterizavam nos idos de 2019, quando a Scania iniciou os primeiros testes. Com o avanço dos chamados corredores verdes (rotas com...
Knauf substitui parte do gás natural por biometano em fábrica de materiais de construção no Rio
A Knauf, fabricante de materiais de construção, vai substituir parte do seu consumo de gás natural por biometano na planta em Queimados (RJ), a partir deste mês. O biocombustível será fornecido pela Gás...

