A Sulgás marca presença na Expointer 2025 com uma agenda estratégica voltada à segurança energética e à mobilidade sustentável no Rio Grande do Sul. A empresa participa de debates em diferentes casas de imprensa, com destaque para o painel “Frota pesada no caminho da descarbonização”, que acontece no dia 3 de setembro, às 14h, na Casa RBS.
O encontro é aberto ao público e irá reunir especialistas e representantes de empresas parceiras para discutir o papel do GNV como uma alternativa viável e mais sustentável para o transporte rodoviário de cargas, importante modal para o escoamento da produção agrícola do Estado.
No debate, a Sulgás apresentará o projeto Corredores Verdes, que incentiva a utilização do GNV como combustível em frotas pesadas. A ideia é que postos de combustíveis espalhados pelo Estado contem com pontos de abastecimento para veículos de grande porte, como caminhões e ônibus.
Os postos são equipados com bombas de alta vazão, capazes de reduzir o tempo de abastecimento em 15 minutos, sendo até três vezes mais rápido do que o abastecimento para veículos leves. A estrutura já conta com 18 pontos de abastecimento e a meta é ampliar essa rede com pelo menos seis novos pontos até 2026.
A participação da Sulgás na Expointer também inclui debates sobre segurança energética nas casas da Band e do Grupo Sinos, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável do Estado.
O que são os Corredores Verdes?
A proposta dos Corredores Verdes é garantir autonomia, segurança e menor impacto ambiental para veículos pesados, com postos equipados com bombas de alta vazão, capazes de abastecer até três vezes mais rápido que os sistemas convencionais.
A estrutura está presente em 18 pontos que interligam as principais rotas do estado, incluindo o porto de Rio Grande. Todos os postos em rodovias que abastecem com GNV têm condições de atender à frota pesada. Atualmente, o projeto apoia uma frota de 248 caminhões e ônibus movidos 100% a GNV, em parceria com a empresa Reiter Log.
A adoção do GNV como alternativa ao diesel reduz as emissões de CO₂ em até 21% e gera 85% menos fuligem, promovendo um transporte rodoviário mais limpo e eficiente. O setor de transportes é hoje responsável por 51% das emissões no País.
Fonte: Sulgás / Comunicação
Related Posts
Sulgás leva debate sobre segurança energética e apresenta hub de biometano no Fórum de Energias Renováveis
Os desafios e as oportunidades da segurança energética no Rio Grande do Sul foram temas da 6ª edição do Fórum de Energias Renováveis, realizada na terça (09), no Teatro CIEE-RS Banrisul, em Porto Alegre...
No Dia Mundial da Energia, Sulgás reforça papel do gás natural e do biometano na transição energética do RS
A Sulgás participou da reunião do Comitê de Planejamento Energético do Estado do Rio Grande do Sul (Copergs), promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura...

