As tarifas de gás natural canalizado no Paraná terão redução de até 11% a partir de fevereiro de 2026, a depender do segmento atendido. Os novos valores serão aplicados pela Compagas aos mais de 65 mil consumidores dos mercados industrial, comercial, residencial e veicular, conforme homologação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).
A redução tarifária reflete a queda no custo de aquisição do gás natural — que inclui a molécula e o transporte —, um dos principais componentes da formação da tarifa, e resulta diretamente da estratégia adotada pela Compagas para ampliar a eficiência e a competitividade do serviço. O novo valor aplicado representa uma redução média de cerca de R$ 0,27 no preço mix do gás adquirido, impulsionada pela diversificação do portfólio de suprimento. Atualmente, a Companhia conta com oito supridores, o que amplia a segurança energética e permite uma alocação mais eficiente dos contratos conforme a demanda do mercado consumidor.
Com essa estratégia, o preço do gás natural contratado pela Companhia é, hoje, o menor do Centro-Sul do país, reforçando a atratividade do insumo para empresas e consumidores. O resultado é fruto de processos mais eficientes e de uma política ativa de contratação de suprimento, viabilizada por meio de chamadas públicas realizadas periodicamente pela empresa.
Esse movimento amplia a competitividade do gás natural no Paraná e gera ganhos diretos para os consumidores, especialmente dos segmentos industrial e comercial, com redução de custos operacionais, maior previsibilidade energética e melhores condições para o planejamento dos negócios. Os benefícios também se estendem aos consumidores residenciais e ao segmento veicular, consolidando o gás natural como uma alternativa econômica, estável e estratégica. Em um cenário de aumento nos preços de outros combustíveis, a redução tarifária reforça o papel do gás natural canalizado como vetor de desenvolvimento econômico e de atração de investimentos para o estado.
Fonte: Compagas / Comunicação
Related Posts
Cigás registrou alta de 5,7% na demanda em 2025
O volume demandado pelos usuários de gás natural da amazonense Cigás alcançou a média diária de 5,7 milhões de metros cúbicos em 2025. O desempenho representa aumento de 5,7% em relação a 2024, abrangendo...
Sulgás publica novas tabelas tarifárias
A Sulgás disponibilizou as novas tabelas tarifárias de gás natural, conforme a revisão tarifária de 2025 aprovada pela Agergs. Com a revisão tarifária, houve uma redução média nas tarifas de gás natural...

