O iBEM 2026 – The International Meeting on Brazil’s Energy Market, considerado o maior encontro multienergético do Brasil, que aconteceu entre os dias 24 e 26, no Centro de Convenções de Salvador, reuniu profissionais, empresas e instituições de diversos segmentos para debater caminhos e estratégias para o futuro da energia no país.
Em sua segunda edição, o iBEM apresentou uma programação diversificada, organizada em quatro arenas temáticas dedicadas a Inovação, Investimentos, Negócios e ESG (Ambiental, Social e Governança).
Representando a Bahiagás, o assessor de Tecnologia de Gás Natural, Magno Bernardo, participou da mesa “Programas de inovação e transformação digital das energéticas”, realizada na Arena Inovação. Durante o debate, ele destacou o papel estratégico da Bahia no cenário energético nacional.
“A Bahia reúne condições favoráveis para liderar iniciativas ligadas à transição energética, justamente por combinar diferentes fontes, como gás natural, energias renováveis e biocombustíveis”, afirmou.
O assessor também ressaltou a importância do gás natural como vetor da transição energética, por apresentar menor impacto ambiental em comparação a outras fontes fósseis e por contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das regiões. “O gás natural é um vetor importante da transição energética e também do desenvolvimento socioeconômico territorial”, destacou.
Outro ponto abordado foi o avanço do biometano, considerado o gás natural renovável, que vem ganhando espaço na matriz energética baiana. Segundo Bernardo, o combustível contribui para uma transição mais descentralizada e sustentável, ao transformar resíduos orgânicos em valor econômico. “A chamada pública para suprimento de biometano realizada pela Bahiagás também tem papel relevante nesse processo, pois permite a incorporação do gás renovável à infraestrutura já existente de distribuição”, explicou.
Por fim, Magno reforçou que a Bahia possui uma vantagem competitiva no processo de transição energética, justamente pela diversidade de fontes e pela capacidade de integração entre elas. “Temos uma vantagem energética importante nesse cenário e vamos continuar expandindo a infraestrutura e consolidando o uso do gás natural e do biometano como pilares do desenvolvimento sustentável”, concluiu.
Fonte: Bahiagás / Comunicação
Related Posts
Bahiagás assina protocolo para soluções energéticas no Oeste baiano
A Bahiagás assinou um protocolo de intenções voltado ao desenvolvimento de projetos de biogás e biometano no Oeste baiano. O protocolo assinado prevê a cooperação entre a Bahiagás, o CIbiogás (Centro...
Bahiagás reforça importância da sustentabilidade e da transição energética no Bahia Oil & Gas Energy
A Bahiagás mais uma vez marcou presença no Bahia Oil & Gas Energy, encontro internacional voltado ao setor de petróleo e gás do Norte e Nordeste do Brasil. Realizado entre os dias 27 e 29 de maio, no...

