A Petrobras está retomando investimentos em segmentos capazes de agregar valor ao gás natural, afirmou, nesta segunda-feira (22), o gerente de gás e energia da companhia, Álvaro Tupiassu. Segundo ele, os investimentos estão em projetos de fertilizantes e de petroquímica, nos quais o gás pode ser usado como matéria-prima ou insumo. Tupiassu participou do evento de lançamento do livro “5 Anos da Lei do Gás – Conectando o Brasil ao Futuro”, realizado pela FGV Energia, representando a presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Na ocasião, mencionou a retomada das unidades produtoras de fertilizantes nitrogenados. Disse também que a empresa expandiu aportes em petroquímica para capturar oportunidades na cadeia de valores de polímeros e químicos especiais. “Esses são negócios de alto valor agregado que transformam a molécula do gás em produtos finais, de maior rentabilidade. A siderurgia, a produção de fertilizantes, a química, todos esses setores são estratégicos para a nossa soberania econômica e dependem de energia competitiva e confiável”, disse Tupiassu. O executivo ressaltou ainda a necessidade de se garantir a segurança jurídica e a estabilidade regulatória para que os investimentos em novas ofertas de gás sigam acontecendo nos próximos anos, além de assegurar a reposição das reservas.
Fonte: Valor Online
Related Posts
El Niño pode aumentar venda de gás da Argentina para o Brasil
As vendas de gás natural da Argentina ao Brasil poderiam aumentar durante a primavera do Hemisfério Sul devido ao fenômeno climático El Niño, afirmou à Reuters um representante da OLACDE (Organização...
Caminhões a gás avançam no Brasil, mas ainda representam 0,1% da frota pesada
Os caminhões movidos a gás vêm ganhando espaço no transporte rodoviário de cargas brasileiro, impulsionados pela busca por alternativas ao diesel e por metas de descarbonização adotadas por empresas e...

