A Sulgás está chegando a Gramado e Canela. O investimento, o cronograma das obras e as políticas comerciais para conexão dos consumidores locais à rede de distribuição de gás natural foram apresentados a empresários da região durante reunião-almoço realizada nesta quinta-feira (09), no Hotel Laghetto Stilo Borges, em Gramado. Na abertura do evento, o Prefeito Municipal de Gramado, João Alfredo Bertolucci, e o presidente da Sulgás, Rafael Pezzella, assinaram a licença para construção da rede canalizada no município.
O projeto de ampliação da rede de gasodutos da Sulgás será feito por etapas. A primeira é a interligação da rede de Três Coroas a Gramado, perfazendo uma extensão de 30 km de rede canalizada, com implantação em 2020 e 2021. No ano que vem, também estão previstas as construções e início de operação dos ramais urbanos nas duas cidades, sendo 10 km distribuídos em Gramado e Canela. Entre 2022 e 2024, a previsão é de que sejam lançados novos ramais de distribuição visando ampliar gradativamente o atendimento da demanda energética dos municípios com o Gás Natural. Projeta-se um investimento de R$ 26,4 milhões, nos próximos quatro anos.
Pesquisa avalia potencial de Consumo de GN
Além de reuniões e contatos comerciais e institucionais realizados em anos anteriores para apresentar os benefícios do gás natural, foi realizada uma pesquisa, a fim de avaliar o mercado potencial. O estudo identificou os maiores potenciais consumidores de GN e os energéticos utilizados no segmento hoteleiro e de alimentação.
Foram feitas 100 entrevistas e mapeados 233 estabelecimentos comerciais entre as duas cidades (63,6% em Gramado e 36,4% em Canela). A demanda por Gás Natural mensurada no segmento comercial foi de 83.490 m³/mês, incluindo o segmento de bares e restaurantes e de hotéis.
Fonte: Sulgás / Comunicação
Related Posts
Sulgás anuncia investimento recorde em 2026: R$ 163,7 milhões em expansão de rede, biometano e segurança das operações
A Sulgás planeja investir R$ 163,7 milhões em 2026, o maior volume da história da companhia. O valor recorde para um único ano reforça a trajetória de crescimento e desenvolvimento sustentável em relação ao...
Sulgás leva debate sobre segurança energética e apresenta hub de biometano no Fórum de Energias Renováveis
Os desafios e as oportunidades da segurança energética no Rio Grande do Sul foram temas da 6ª edição do Fórum de Energias Renováveis, realizada na terça (09), no Teatro CIEE-RS Banrisul, em Porto Alegre...

