A BNamericas traz uma entrevista com diretor de estratégia e mercado da Abegás, Marcelo Mendonça, sobre o atual momento das distribuidoras de gás natural no Brasil.
A Abegás, pediu ao Ministério da Energia que considere um plano para ajudar as empresas do setor a enfrentar a crise do mercado causada pela pandemia do COVID-19. As empresas estão enfrentando grandes quedas na demanda e temem um aumento nas taxas de inadimplência, situação semelhante à enfrentada pelas distribuidoras de eletricidade, que recentemente receberam um plano de resgate de 16,1 bilhões de reais (US $ 3 bilhões).
No entanto, para as distribuidoras de gás, a reduzida competitividade do gás em relação a outros combustíveis é um problema adicional, uma vez que os contratos com a estatal Petrobras atualizam apenas os preços em linha com o mercado internacional em três meses.
Atualmente, o mercado de gás do Brasil é fornecido exclusivamente pela Petrobras, que controla quase toda a infraestrutura intermediária do país. O setor, no entanto, está passando por mudanças radicais, à medida que o governo avança com seu programa Novo Mercado de Gás (novo mercado de gás) para abrir o mercado e atrair participantes privados.
Leia a entrevista completa
Fonte: BNamericas
Related Posts
Vitol recebe aval para importar gás da Bolívia e Argentina
A Vitol do Brasil recebeu autorização da ANP para importar até 4 milhões de m³/dia da Argentina e da Bolívia. O aval foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 28 e prevê a entrada via Corumbá...
Refinaria de Mataripe reduz preços de combustíveis para as distribuidoras
A Refinaria de Mataripe, controlada pela Acelen na Bahia, reduziu os preços do óleo diesel e da gasolina para as distribuidoras. O anúncio ocorreu na quinta-feira (29), em sentido oposto ao aumento da...

