A GasBrasiliano iniciou neste mês as obras de construção de gasodutos para distribuição de biometano nos municípios de Narandiba, Pirapozinho e Presidente Prudente.
O empreendimento faz parte do projeto “Cidades Sustentáveis”, lançado em abril de 2019 com o objetivo de alavancar a inserção do combustível na matriz energética do estado de São Paulo.
A iniciativa da companhia conta com a parceria da Cocal, que será responsável pela produção do biogás, que poderá chegar até 25 mil m³/dia. O biometano será gerado a partir de resíduos do processamento da cana-de-açúcar.
Segundo a GasBrasiliano, serão construídos aproximadamente 51 quilômetros de tubulação em aço para interligação entre a fonte de suprimento até o mercado consumidor, além de mais 14,5 quilômetros de tubulação em polietileno para a conexão do mercado industrial, comercial, residencial e veicular, localizados na área urbana destes municípios.
Ao todo, o projeto contará com R$ 180 milhões em investimentos, sendo R$ 30 milhões da concessionária para construção da rede de distribuição e R$ 150 milhões da Cocal na edificação da planta para a produção de biometano, que já está concluída. A previsão é que fornecimento comece em julho de 2022.
Fonte EnergiaHoje
Related Posts
Vale mira biometano como substituto do gás natural na produção de pelota, mas ainda vê desafios
A Vale enxerga o biometano como alternativa ao gás natural no processo de produção de pelotas no Brasil, de olho no início da vigência do CBAM – o imposto sobre o carbono na Europa. A gerente de...
Gasmig quer assinar ainda em junho contrato bilionário para receber biometano
A Gasmig pretende fechar até o final de junho um contrato de R$ 1 bilhão para comprar biometano, como é chamado o combustível semelhante ao gás natural, mas com menor pegada de carbono. A estatal mineira...

