Segundo o assessor de tecnologia da Bahiagás, Magno Bernardo o Brasil tem um potencial imenso para interiorizar o gás natural canalizado, mas precisa de infraestrutura. Para ele, a interiorização pode potencializar a transição energética através do combustível, que ele considera “o vetor de descarbonização” para substituição do diesel tanto na indústria quanto no transporte rodoviário. “É uma ação por todas as distribuidoras e através da Abegás também, a criação dos corredores sustentáveis e metas específicas para ampliar esse atendimento nas rodovias brasileiras”, afirmou o assessor. Entretanto, para isso, é necessário o desenvolvimento de infraestrutura. “É uma pauta de auxílio das transportadoras, de todos os agentes de mercado, nessa parceria, nessa integração de diversos agentes, em levar a infraestrutura energética para a interiorização da malha brasileira, principalmente de transporte, que é tão carente e tão necessária de desenvolvimento”, disse.
Chamadas de biometano diversificam suprimento de gás natural
Nesta quarta (09), a companhia lançou uma chamada pública para aquisição de até 800 mil m³/dia de gás natural, com fornecimento previsto para começar em janeiro de 2026. Após a abertura do mercado de gás, a Bahiagás tem nove supridores e 12 contratos do energético para a Bahia. “Isso traz modicidade tarifária, isso traz um potencial de atração de investimentos para o estado da Bahia, a partir de indústrias que consomem e querem consumir um gás mais competitivo”, disse Bernardo. Segundo ele, as chamadas de biometano tornam isso ainda mais forte, porque permitem a diversificação dos supridores de gás para o estado.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
Uma agenda com potencial para transformar o mercado de gás
Em sua coluna no portal Brasil Energia, Bruno Armbrust afirma que A Lei do Gás, em seu quinto ano celebrado em evento realizado pela FGV Energia nesse junho de 2026, merece ser comemorada pelos avanços...
Petronas descobre gás em mais um poço no Suriname
A Petronas realizou uma descoberta de gás natural no poço SAC-1, localizado no Bloco 52, no offshore do Suriname. O anúncio foi feito pela presidente do país, Jennifer Geerlings-Simons. “Isso define a base...

