O volume demandado pelos usuários de gás natural da amazonense Cigás alcançou a média diária de 5,7 milhões de metros cúbicos em 2025. O desempenho representa aumento de 5,7% em relação a 2024, abrangendo mais de 28,7 mil unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.
O segmento termelétrico foi responsável pela maior fatia da demanda, registrando volume médio comercializado de 4,8 milhões de m³/d ao longo de 2025. Comparado aos 4,5 milhões de m³/d do período de 2024, o segmento apresentou crescimento de 6,7%. A Cigás atende a usinas termelétricas localizadas em Manaus e nos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás.
O maior salto percentual foi observado no segmento residencial, que também detém a maior base de usuários (28,3 mil). Com uma demanda média diária de 5,1 mil m³, em 2025, o segmento cresceu 23,4% em relação aos 4,1 mil m³/d registrados em 2024.
O comércio ocupou a segunda posição em desempenho, com expansão de 12,6%. O volume médio diário saltou de 6,6 mil m³/d em 2024 para 7,4 mil m³/d no ano passado.
No segmento industrial, os dados apontam estabilidade: a média diária ficou em 190,5 mil m³, frente aos 189 mil m³ do ano anterior. Atualmente, a distribuidora atende 79 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), abrangendo setores como eletroeletrônico, duas rodas, papel e papelão e químico.
A mesma tendência de estabilidade foi verificada no setor de autogeração e liquefação, que atingiu volume médio demandado de 634,7 mil metros cúbicos por dia em 2025. O segmento veicular registrou média diária de 20,5 mil metros cúbicos.
Atualmente, a rede de distribuição da Cigás possui 367 quilômetros de extensão. Na capital, já se encontra em mais de 30 bairros. A concessionária ocupa a terceira posição no ranking da Abegás, em termos de volume comercializado, conforme os últimos dados publicados pela entidade, considerando um universo de 18 distribuidoras em todo o país.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
Sulgás publica novas tabelas tarifárias
A Sulgás disponibilizou as novas tabelas tarifárias de gás natural, conforme a revisão tarifária de 2025 aprovada pela Agergs. Com a revisão tarifária, houve uma redução média nas tarifas de gás natural...
Petrobras eleva produção de petróleo, gás natural e LGN em 18,6% no 4º tri
A produção de petróleo, gás natural e líquido de gás natural (LGN) da Petrobras no quarto trimestre foi de 3,081 milhões de boe/dia. Resultado corresponde a uma alta anual de 18,6%. Segundo a companhia, a...

