O governo federal publicou, nesta quarta (06), a resolução 4/2026 do CNPE que fixa a meta anual de 0,5% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no mercado de gás natural. Aprovada em 1º de abril, a resolução indica que a meta de 0,5% tem caráter excepcional, já que a lei do Combustível do Futuro, de 2024, determinou o início do mandato em 2026 com 1% de descarbonização. A medida será cumprida por produtores e importadores que comercializam gás natural por meio da participação do biometano no consumo. Para acompanhar essa evolução, será estruturada uma Mesa de Monitoramento do Mercado de Biometano, no Comitê Técnico Permanente do Combustível do Futuro, coordenada pelo MME. O objetivo é avaliar a dinâmica do setor e subsidiar a retomada de metas mais ambiciosas. De acordo com o governo, a intenção é viabilizar o restabelecimento do patamar de 1% de redução de emissões, conforme previsto na política energética nacional.
Fonte: Eixos
Related Posts
O dia em que o gás natural custou um centavo no Brasil
Os preços do gás natural no mercado spot entraram numa curva de alta no Brasil, desde meados de maio, em meio a cortes no lado da oferta. O estresse nos preços internos contrasta com a desvalorização...
Vaca Muerta: integração do gás ao Cone Sul custará US$ 10 bi
Desenvolver a integração energética do gás de Vaca Muerta a outros países da América do Sul precisará de investimentos de mais de US$ 10 bilhões. A estimativa, que abrange a expansão e construção de novos...

