O governo federal publicou, nesta quarta (06), a resolução 4/2026 do CNPE que fixa a meta anual de 0,5% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no mercado de gás natural. Aprovada em 1º de abril, a resolução indica que a meta de 0,5% tem caráter excepcional, já que a lei do Combustível do Futuro, de 2024, determinou o início do mandato em 2026 com 1% de descarbonização. A medida será cumprida por produtores e importadores que comercializam gás natural por meio da participação do biometano no consumo. Para acompanhar essa evolução, será estruturada uma Mesa de Monitoramento do Mercado de Biometano, no Comitê Técnico Permanente do Combustível do Futuro, coordenada pelo MME. O objetivo é avaliar a dinâmica do setor e subsidiar a retomada de metas mais ambiciosas. De acordo com o governo, a intenção é viabilizar o restabelecimento do patamar de 1% de redução de emissões, conforme previsto na política energética nacional.
Fonte: Eixos
Related Posts
Tecnologias avançadas fortalecem a segurança das redes de distribuição de gás natural
Por trás do gesto simples de ligar o fogão e fazer um café existe um nível avançado de tecnologia. Desde que chegou ao país em 1997, a Naturgy tem incorporado inovações que fortalecem a segurança de suas...
Gás natural avança no ES e chega a 100 mil consumidores
O Espírito Santo alcançou a marca de 100 mil consumidores conectados à rede de gás natural canalizado, consolidando sua posição entre os estados com maior capilaridade do serviço no país. O resultado foi...

