A Gasmig está programando para esse ano investimentos de cerca de R$ 83 milhões para a construção dos 35 quilômetros finais de gasodutos de linhas laterais do Gasoduto Centro-Oeste, encerrando as obras do empreendimento. Ainda no primeiro semestre do ano a empresa espera terminar a construção das linhas laterais que atenderão aos municípios de Itaúna e Divinópolis (MG). A expectativa é concluir até o fim de 2026 as obras em Betim.
A companhia informou que está preparando a operação da linha tronco do gasoduto e que o atendimento aos clientes ainda não foi iniciado. “Neste momento, o foco é no atendimento ao setor industrial. Já temos contratos firmados com 9 indústrias”, informou a Gasmig.
As redes estão em fase de comissionamento. “A gaseificação será realizada conforme a necessidade dos clientes”, acrescentou a empresa.
O projeto do Gasoduto Centro-Oeste prevê investimentos totais de mais de R$ 800 milhões, com a construção de 300 quilômetros de dutos. O potencial de consumo na região é estimado em até 240 mil metros cúbicos por dia de gás natural, o correspondente a 9% do volume total distribuído pela distribuidora.
A linha troco do gasoduto, com 110 quilômetros de extensão, que liga Betim a Divinópolis, foi inaugurada em novembro do ano passado, permitindo a conexão de oito municípios à rede de distribuição da Gasmig: além das duas cidades das pontas, Sarzedo, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna.
Além da construção da linha tronco, já foram concluídas as linhas laterais que atenderão aos municípios de Sarzedo, Mateus Leme, Juatuba, São Joaquim de Bicas e Igarapé. Até o momento, foram construídos cerca de 240 quilômetros de redes, com investimento total da ordem de R$ 730 milhões.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
Gasmig recebe 3º Encontro do Segmento Residencial Abegás
O evento que reúne profissionais do setor de gás natural para discutir as melhores práticas comerciais aplicadas ao mercado urbano chegou a Minas Gerais a pedido dos próprios participantes, interessados em...
Gasmig espera assinar com GeoMit seu primeiro contrato de biometano no Triângulo Mineiro
A Gasmig espera assinar esta semana, com a GeoMit, o seu primeiro contrato de longo prazo para aquisição de biometano. O acordo resulta da chamada pública aberta pela distribuidora mineira de gás...

