Uma parceria entre Sulgás e a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) vai levar gás natural à usina de produção de massa asfáltica localizada em Farroupilha, na Serra Gaúcha. O contrato firmado prevê que o fornecimento de gás natural comece em até 60 dias, iniciando com um período de testes. A usina terá capacidade de produção de 180 toneladas/hora de massa asfáltica. A CSG é responsável pela administração de 271 quilômetros de rodovias estaduais do Vale do Caí e Serra gaúcha. Já a Sulgás é a distribuidora responsável pelo fornecimento de gás natural canalizado no Estado. A companhia atua na expansão da infraestrutura energética gaúcha, promovendo soluções eficientes, seguras e sustentáveis para diferentes setores, como para infraestrutura rodoviária. Na usina, o gás natural será utilizado principalmente nos processos de aquecimento e secagem de brita, areia e pó de pedra, materiais essenciais para a produção da massa asfáltica. Esses insumos chegam naturalmente úmidos à usina e passam por um secador, onde o gás é usado para retirar a umidade e garantir a qualidade da mistura final. Além disso, o gás natural também será empregado no aquecimento do ligante betuminoso, material que funciona como base para a mistura asfáltica. Esse aquecimento é fundamental para manter o produto na consistência adequada, permitindo seu uso correto na aplicação no pavimento. A iniciativa reforça o papel da Sulgás no fortalecimento da infraestrutura energética do Estado e no apoio a atividades estratégicas para o desenvolvimento regional. A parceria contribui para oferecer uma fonte de energia competitiva, estável e com menor impacto ambiental, trazendo mais previsibilidade às operações. A chegada do gás natural à usina em Farroupilha impulsionará o desenvolvimento na região, ao aproximar a infraestrutura energética das demandas da indústria e fortalecer a cadeia ligada às obras e à manutenção da malha viária do Rio Grande do Sul.
Fonte: Sulgás / Comunicação
Related Posts
Sulgás leva debate sobre segurança energética e apresenta hub de biometano no Fórum de Energias Renováveis
Os desafios e as oportunidades da segurança energética no Rio Grande do Sul foram temas da 6ª edição do Fórum de Energias Renováveis, realizada na terça (09), no Teatro CIEE-RS Banrisul, em Porto Alegre...
Tecnologias avançadas fortalecem a segurança das redes de distribuição de gás natural
Por trás do gesto simples de ligar o fogão e fazer um café existe um nível avançado de tecnologia. Desde que chegou ao país em 1997, a Naturgy tem incorporado inovações que fortalecem a segurança de suas...

