Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Consumo de gás natural cresce 12,5% em agosto

O consumo residencial de gás natural foi destaque no mês de agosto, com crescimento de 12% na comparação com o mês anterior.

O consumo de gás natural no Brasil cresceu 12,5% até agosto deste ano. De acordo com o levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), foram consumidos em média 81,6 milhões de metros cúbicos por dia no mês de agosto em todo o país. O despacho termelétrico segue em alta, com um aumento de 51% na comparação com o mesmo período de 2013.

Todos os segmentos não térmicos apresentaram bons resultados na comparação com o mês anterior. O consumo de gás natural em residências foi destaque com aumento de 12%, seguido pelo segmento comercial com crescimento de 9,3%. O uso de GNV também apresentou crescimento de 5% no período e o segmento industrial continua a sinalizar breve recuperação com crescimento de 1,8%.

“Embora os segmentos não térmicos tenham apresentado resultados positivos em agosto, estamos com o preço do gás natural pressionado em função da necessidade de destinação de um volume importante do energético para o atendimento das termelétricas. A dependência do gás importado, ao custo que estamos pagando, cria uma grande distorção no preço.”, ressalta o presidente executivo da ABEGÁS, Augusto Salomon.

A região Sudeste continua a ser o maior mercado consumidor de gás natural, com volume médio diário de 52,1 milhões de metros cúbicos em agosto. O Nordeste vem em seguida, com 16,1 milhões de metros cúbicos. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram 6,8 milhões de m³/dia, 3,6 milhões de m³/dia e 2,9 milhões de m³/dia, respectivamente.

Hoje o gás natural é distribuído através de uma rede com mais de 26,4 mil quilômetros de extensão e atende a mais de 2,5 milhões de consumidores em todo o país.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABEGÁS / Vanusa Bezerra

Notícias relacionadas