Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Uso do gás natural para cogeração de energia cresce 14,6% em outubro

Na comparação com outubro de 2013, o segmento de cogeração, que utiliza gás natural para gerar energia elétrica no ponto de consumo, registrou crescimento de 14,6%

No mês de outubro o consumo médio de gás natural no Brasil foi de 78,9 milhões de metros cúbicos diários, de acordo com o levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), aumento de 24,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na comparação com outubro de 2013, o segmento de cogeração, que utiliza gás natural para gerar energia elétrica no ponto de consumo, registrou crescimento de 14,6%. Já no acumulado do ano o segmento comercial subiu 3,7%, cogeração 3,6% e o segmento industrial se manteve estável com crescimento de 0,8% no período. Os segmentos automotivo e residencial apresentaram retração de 3,1% e 2,9%, respectivamente.

Excluindo o volume de gás natural para atendimento das térmicas, o uso do energético nos demais segmentos tem se mantido estável ao longo de 2014 com um consumo médio de 38,4 milhões de m³/dia.

Para o presidente executivo da ABEGÁS, Augusto Salomon, a estagnação do crescimento do setor é um dos efeitos da falta de planejamento de longo prazo para o mercado brasileiro de gás natural. “É essencial para o setor um planejamento que dê ao gás natural condições de contribuir plenamente para a retomada da competitividade da indústria nacional o que, sem dúvida, se refletirá no desenvolvimento social e econômico do país”, aponta o executivo.

A região Sudeste segue como o maior mercado consumidor de gás natural, com volume médio diário de 50,4 milhões de metros cúbicos em outubro. O Nordeste vem em seguida, com 15,7 milhões de metros cúbicos. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram 6,9 milhões de m³/dia, 3,6 milhões de m³/dia e 2,1 milhões de m³/dia, respectivamente.

Fonte: Comunicação ABEGÁS

Notícias relacionadas