De acordo com o levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), no mês de novembro foram consumidos em todo o país 80,3 milhões de metros cúbicos por dia, em média, no acumulado do ano o crescimento no consumo do energético foi de 15,3%. Do volume total consumido no mês, 35,4 milhões de metros cúbicos/dia foram destinados à geração termelétrica.
No acumulado, os segmentos comercial e de cogeração apresentaram crescimento de 3,2% e 3,1%, respectivamente. O consumo de gás natural no segmento industrial cresceu 2% na comparação com o mês anterior e 0,9% no acumulado do ano, já o segmento automotivo (GNV) apresentou aumento de 0,8% em relação ao mês anterior e retração de 3% no acumulado.
A região Sudeste segue como o maior mercado consumidor de gás natural do país, com volume médio diário de 52,2 milhões de metros cúbicos em novembro. O Nordeste vem em seguida, com 15 milhões de metros cúbicos. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram 7 milhões de m³/dia, 3,6 milhões de m³/dia e 2,5 milhões de m³/dia, respectivamente.
Em novembro o gás natural chegou a mais de 400 municípios, através de 27,1 mil quilômetros de redes de distribuição, atendendo a mais de 2,6 milhões de consumidores.
Fonte: Comunicação ABEGÁS
Related Posts
Conta regulatória deve ser usada para ajudar a baixar tarifas dos gasodutos, defendem usuários; entenda
O saldo da Conta Regulatória das transportadoras de gás natural deveria ser usado, prioritariamente, para ajudar a reduzir as tarifas, na visão dos usuários dos gasodutos. Atores de diferentes elos da...
Eneva recebe autorização para importação de gás da Argentina
A Eneva obteve autorização da ANP para importar até 3 milhões de metros cúbicos diários de gás natural da Argentina e da Bolívia por um período de dois anos. O aval, publicado no Diário Oficial da União do...