Analisando seis estados do Nordeste, o GNV custa, em média, R$ 0,18 por quilômetro rodado. Com a gasolina, o custo é R$ 0,34; e com o etanol, R$ 0,37. A economia do GNV, na média, é de 47% (contra gasolina) e 52% (contra etanol). A média é calculada a partir dos números de seis unidades da federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Em Pernambuco, o custo do GNV é de R$ 0,17 por quilômetro rodado contra R$ 0,34 (gasolina) e R$ 0,35 (etanol). A economia do GNV é de 50% e 52%, respectivamente. O motorista que rodar 2.500 km tem uma economia mensal que pode variar de R$ 423,00 (ante gasolina) a R$ 454,00 (ante etanol).
Os percentuais são parecidos na Bahia, onde o GNV é 49% mais econômico que a gasolina e 52% que o etanol. Em Alagoas, 49% e 53%, respectivamente. Na Paraíba, de 42% e 47%. No Rio Grande no Norte, 48% e 54%. E no Sergipe, 50% e 54%.
Na Bahia, o motorista que rodar 2.500 km com GNV pode economizar R$ 435,00 (ante gasolina) e R$ 500 (ante etanol). No Rio Grande do Norte, a economia é de R$ 405,00 e R$ 507,00, respectivamente. Em Pernambuco, de R$ 423,00 e R$ 454,00, sempre comparando, pela ordem, ao desembolso que o motorista teria com gasolina e etanol.
Essa economia é de R$ 407,00 e R$ 492,00, no Sergipe; R$ 367,00 e R$ 465,00, no Ceará; e R$ 327,00 e R$ 405,00, na Paraíba.
O cálculo é feito com base em tabela média de preços divulgados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) ao final da segunda semana de novembro e utiliza como referência o consumo indicado no manual do Fiat Siena – veículo que roda com GNV, etanol e gasolina. Com GNV, o Siena rende 13,2 quilômetros por metro cúbico. Já a gasolina faz 10,7 quilômetros por litro e o etanol, 7,5 quilômetros por litro.
Fonte: Comunicação ABEGÁS