A mineradora anglo-australiana BHP Billiton prepara a venda de seus ativos de petróleo e gás de xisto nos Estados Unidos, mas analisa também outras formas de se desfazer destas operações.
A empresa afirmou nesta quinta-feira que está elaborando os documentos sobre os ativos para disponibilizar em uma sala de informações (“data room”) a possíveis compradores. A abertura de consultas está marcada para ocorrer ao final de março. Em paralelo, ela avalia a possibilidade de cisão dos ativos.
A BHP Billiton anunciou em agosto a intenção de vender suas operações de petróleo e gás de xisto nos Estados Unidos, espalhadas em diversos Estados, totalizando 339 mil hectares. A decisão ocorre após a empresa sofrer pressão do fundo de hedge Elliott Management, que questionava a coerência destes ativos com os negócios de mineração.
O diretor-executivo da mineradora, Andrew Mackenzie, disse que não há pressa para vender os ativos. Segundo ele, a BHP Billiton não deixará o setor de petróleo e focará na produção convencional de petróleo e gás, concentrando recursos nas operações localizadas no Golfo do México e na Austrália.
O executivo afirmou que a decisão de deixar de produzir petróleo e gás de xisto não foi motivada pelas manifestações da Elliott Management.
Fonte: Valor Online