Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Presidente da Cegás assina termo que colherá subsídios sobre viabilidade do gás natural no distrito industrial do Cariri

O acordo vai servir ainda para a elaboração do Plano Diretor da área, com investimentos do governo do Ceará no valor de R$ 1,33 milhão

O presidente da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), Hugo Figueirêdo, assinou, junto com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, César Ribeiro, o Termo de Requalificação do Distrito Industrial do Cariri.  Articulado pelo governo do Ceará, o acordo vai servir ainda para a elaboração do Plano Diretor da área, com investimentos dos cofres estaduais no valor de R$ 1,33 milhão.

Em um segundo momento, será realizado um estudo sobre as novas vocações empresariais para a área. O acordo foi firmado na última sexta-feira, durante a abertura do Fórum de Oportunidades e Promoção da Cultura Exportadora no Cariri, no Centro de Convenções do Crato.

Segundo Figueirêdo, o termo dará mais elementos e subsídios para os estudos da CEGÁS que visam levar gás natural para a região. No ano passado, a CEGÁS assinou um convênio com a UFC para a realização de pesquisa de mercado que irá avaliar o potencial de expansão de fornecimento de gás natural para o interior do Estado. A pesquisa tem como objetivo identificar as tendências do mercado de gás no Estado, de modo que a Cegás possa desenvolver estratégias adequadas para cada segmento. “A ideia é a gente identificar e avaliar o uso de gás natural em todo o território do Estado, inclusive com possibilidade de expansão para o Interior porque, hoje, a concessão da Cegás abrange todo o Ceará, mas ela está concentrada ainda na Região Metropolitana de Fortaleza”, comentou Figueirêdo.

Segundo Ribeiro, a requalificação do Distrito Industrial do Cariri, autorizada com recursos do MAPP pelo governador Camilo Santana, vai incentivar “cada vez mais o desenvolvimento da indústria, comércio e serviços da região”. O Distrito Industrial está localizado estrategicamente entre as cidades do Crato, Juazeiro e Barbalha.

O Fórum de Oportunidades e Promoção da Cultura Exportadora no Cariri apresenta discussões acerca de importância do comércio exterior para a competitividade das empresas e também apresenta a estrutura do Governo do Ceará e do Governo Federal para dar suporte aos interessados em fazer comércio exterior. A iniciativa é da SDE, com apoio do Ministério da Indústria e a Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportações (ZPE).

O ministro Marcos Jorge de Lima (MDIC) participou dos debates. O prefeito José Arnon, de Juazeiro do Norte, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), Paulo César Feitosa, e o presidente da ZPE, Mário Lima, também estiveram no encontro.

 

Fonte: Cegás / Comunicação

Notícias relacionadas