Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Chamada pública da TBG fica para o fim do ano

Previsão anterior era que concorrência por capacidade no Gasbol fosse realizada no primeiro semestre

A chamada pública da TBG para contratação de capacidade no Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol) ficou para o fim do ano e o resultado deve ser divulgado no primeiro semestre do ano que vem. Anteriormente, a concorrência estava prevista para o primeiro semestre de 2018.

De acordo com a TBG, o cronograma negociado com a ANP prevê que a consulta pública sobre o processo seja realizada entre outubro e dezembro e o lançamento do edital e o da chamada propriamente dita, no último mês de 2018.

Com isso, a chamada pública acaba coincidindo com o início do vencimento do contrato de importação de gás natural com a Bolívia. Os governos brasileiro e boliviano ainda não chegaram a um acordo, mas o que se espera é que seja acertada uma renovação para até 20 milhões de m³/dia, contra os 30 milhões de m³/dia do contrato atual.

A chamada pública vem sendo divulgada desde o ano passado. O diretor-superintendente da TBG, Renato de Andrade Costa, defendeu que o preço do contrato de capacidade esteja próximo à realidade atual. No fim do processo, os agentes que mantiveram suas propostas ao preço de equilíbrio, deverão assinar um termo de compromisso, conferindo a segurança comercial em caso de ampliação do gasoduto. Só depois seria firmado o contrato de transporte.

 

Fonte: Brasil Energia Online

Notícias relacionadas