Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

PBGás: Benefícios do gás natural são apresentados para ceramistas de todo o país

Os benefícios do uso do gás natural na produção da cerâmica vermelha foram apresentados na quinta-feira (31), durante o 47º Encontro Nacional da Indústria Cerâmica Vermelha. O evento, organizado pela Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica), acontece até sexta-feira (1º de junho), no Centro de Convenções da Paraíba, e vai discutir sobre inovação, tecnologia e sustentabilidade na indústria.

O gerente de mercado Industrial e automotivo da PBGÁS, Alairson Gonçalves Filho,  apresentou aos ceramistas de todo o país os benefícios do gás natural na produção cerâmica. Alairson demonstrou experiências de uso do gás natural no processo produtivo de telhas prensadas em outros estados possibilitando uma  queima com alta eficiência energética, agregação de valor aos produtos e diminuição impactos socioambientais.

O ceramista Cosme Manoel, de Palmares (PE), disse que vê com bons olhos a adesão do setor a combustíveis mais limpos como o gás natural, já que o uso da lanha ou da biomassa requer uma logística complexa com transporte, armazenamento que pesam no negócio. Ele destacou que é importante que o poder público desenvolva estudos de viabilidade do uso do gás natural para a produção de telhas e tijolos.

De acordo com o gerente de marketing e relacionamento, George Ferreira, é importante a participação da PBGÁS no mercado da indústria da cerâmica vermelha que gera milhares de empregos em todas as regiões do país.

George Ferreira explicou que é comum o uso da lenha pela indústria de cerâmica vermelha e a PBGÁS irá mostrar como o gás natural gera benefícios no processo produtivo, somada a ganhos socioambientais.  “O uso do gás natural nas fornalhas evita o uso e armazenamento de lenha e torna o processo mais rápido, eficiente e limpo. Temos exemplos de sucesso em vários estados como São Paulo e Santa Catarina, onde o gás natural canalizado abastece os fornos onde são produzidas as telhas prensadas que abastecem todo o mercado nacional”, explicou.

O presidente da Anicer, Natel Moraes, afirmou que a realização do evento na Paraíba agrega oportunidade às cerâmicas da região e aproximação com as instituições parceiras.  “Estamos vivenciando uma oportunidade única para os empresários locais e a economia da Paraíba com a movimentação os hotéis, bares e restaurantes e prospecção de negócios que duram o ano inteiro”, explicou Moraes.

 

Fonte: PBGÁS / Comunicação

Notícias relacionadas