Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Cegás inicia distribuição de Gás Natural Renovável gerado a partir resíduos sólidos para sua rede de clientes no Estado

Na semana nacional do meio ambiente, a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) iniciou hoje o processo de injeção de Gás Natural Renovável (GNR) na sua rede gasodutos. A ação permitirá que clientes industriais, comerciais, veiculares e residenciais tenham acesso ao combustível, que é gerado a partir de resíduos sólidos do aterro sanitário da Região Metropolitana de Fortaleza, em Caucaia.

A Cegás é a primeira distribuidora brasileira a injetar gás natural renovável na sua rede de gasodutos. A produção de GNR no Estado é fruto de uma parceria entre o governo do Ceará, prefeitura de Fortaleza, Cegás e a GNR Fortaleza.

A Cegás investiu R$ 22 milhões na construção de uma estação de transferência e de um gasoduto de 23 km que transporta o gás natural produzido no ASMOC (Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia), que diariamente recebe cerca de 3 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares. O projeto se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada e sancionada em 2010.

O biogás é purificado e convertido em gás natural renovável pela GNR Fortaleza.A Cegás começou a distribuir GNR no dia 22 de dezembro passado, inicialmente para seu cliente Cerbrás.  A partir de hoje, serão injetados na rede aproximadamente 70 mil m³ de GNR por dia. Futuramente, a planta será ampliada para produzir até 150 mil m³ de gás diariamente, tornando-se, assim, a maior do país, até o momento, em volume de GNR especificado segundo as regras da Agencia Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP).

 

Fonte: Cegás / Comunicação

Related Posts