Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mostrou que a produção de petróleo no estado, em maio deste ano, ultrapassou os 589,5 mil barris equivalentes de petróleo (BEP), situando-se 7,5% acima da produção do mês imediatamente anterior, abril último.
No entanto, quando comparado com maio do ano passado, notou-se retração de 25,1% na produção. Com os dados de maio, o volume de produção no estado, nos cinco primeiros meses de 2018, chegou a pouco mais de 3 milhões de barris (BEP), assinalando queda de 19,4% em relação ao mesmo intervalo de 2017.
Extração em terra e mar
Do total produzido em maio último, 71,5% ou aproximadamente 421,3 mil barris (BEP) foram extraídos em terra. Em termos relativos, observou-se recuo de 0,1% em comparação com o mês imediatamente anterior (abril/2018), e retração de 31,4% na comparação com maio de 2017.
Por outro lado, a produção no mar, respondeu por 28,5% da produção total, atingindo 168,2 mil barris. No comparativo com o mês anterior, verificou-se alta de 32,8%. Porém, houve retração de 2,8% quando comparado com maio do ano passado.
Produção de Gás
A produção de gás natural, em maio do ano corrente, ficou acima dos 419 mil barris equivalentes de petróleo (BEP). Em termos relativos, houve expansão de 36,1% na comparação com o mês imediatamente anterior, abril último. Já em relação ao mês de maio de 2017, notou-se recuo de 9,4%.
A produção em mar continuou sendo a principal fonte de produção, somando mais de 401,1 mil barris, abrangendo 95,7% do total produzido no estado, ao passo que a produção terrestre ficou próxima dos 17,9 mil barris, representado 4,3% da produção.
Fonte: Faxaju
Related Posts
Tarifa de gás cai até 4% no Rio, após Naturgy aderir à nova política de descontos da Petrobras
As tarifas de gás natural vão cair até 4% no Rio de Janeiro a partir de fevereiro. É o primeiro ajuste desde que as distribuidoras CEG e CEG Rio aderiram ao prêmio de incentivo à demanda previsto na nova...
Morgan Stanley eleva previsão de preço do gás natural dos EUA para 2025
O Morgan Stanley revisou sua previsão para os preços do gás natural nos Estados Unidos em 2025. Os analistas do banco atribuem essa mudança ao ciclo de expansão contínua do GNL e ao aumento da demanda por...