Produção nacional no período ficou em 51 milhões de m³/dia, enquanto a importação alcançou 26 milhões de m³/dia
A oferta de gás natural pela Petrobras atingiu 77 milhões de m³/dia no primeiro semestre do ano. Do total, 51 milhões de m³/dia foram produção nacional e 26 milhões de m³/dia foram importados – 23 milhões de m³/dia provenientes da Bolívia e 3 milhões de m³/dia trazidos via gás natural liquefeito (GNL). Os dados foram divulgados pela petroleira nesta sexta-feira (3/8).
No mesmo período de 2017, o volume ofertado foi de 78 milhões de m³/dia, sendo 53 milhões de m³/dia de produção nacional e 25 milhões de m³/dia importados. Da Bolívia, a Petrobras importou 22 milhões de m³/dia, enquanto vieram 3 milhões de m³/dia vieram por GNL.
Participação não-térmica cresce
Em relação à demanda de gás, houve aumento da participação não-térmica, o que inclui o consumo por parte da indústria, residências, comércio, GNC e outros. No primeiro semestre do ano, foram 38 milhões de m³/dia, enquanto que no mesmo período de 2017, o volume alcançou 36 milhões de m³/dia.
Já a demanda do segmento termelétrico caiu, passando de 25 milhões de m³/dia no acumulado de janeiro a junho de 2017 para 23 milhões de m³/dia no mesmo período deste ano. O consumo por parte das unidades de produção de fertilizantes ficou em 16 milhões de m³/dia, ante 17 milhões de m³/dia no ano passado.
A geração termelétrica no primeiro semestre de 2018 alcançou 2.108 MW médios, contra 2.351 MW médios verificados no mesmo período do ano passado. No comparativo entre o segundo trimestre deste ano e o primeiro trimestre de 2018, foi observado um crescimento na geração térmica, passando de 1.966 MW médios para 2.248 MW médios.
Fonte: Brasil Energia Online
Related Posts
Comgás abre concorrência para novos contratos de compra de gás natural em São Paulo
A Comgás abriu a sua chamada pública anual para contratação de gás natural. A distribuidora paulista de gás canalizado mira diferentes opções de contrato para a partir de 2026, de modelos firmes a...
Bahiagás e município de Rio Real fazem os primeiros movimentos para o fornecimento de gás natural à região
No último dia 22, a Bahiagás recebeu a visita do prefeito e vice-prefeito da cidade de Rio Real, Jan da Laranja e Binho de Vera, respectivamente. Na ocasião do encontro, promovido pelo secretário Estadual...